EM MINAS GERAIS
Equipe da Aleca viaja para disputar o Campeonato Brasileiro de Canoagem e Paracanoagem
Competição ocorre até o próximo domingo (24), na cidade de Lagoa Sant
Última atualização: 20/09/2023 16:15
Uma equipe da Associação Leopoldense de Ecologia e Canoagem (Aleca) partiu, nesta quarta-feira (20), para a cidade de Lagoa Santa (MG), onde vai disputar o Campeonato Brasileiro de Canoagem Velocidade e Paracanoagem, entre os dias 20 e 24 de setembro.
São Leopoldo será representada pelos atletas Herick Lopes Rafaelli, Richard Farias Taborda, Rauany de Oliveira Gomez, Giovana Rocha, Emily Izaguirre, Viviane Rodrigues, Giovanna Luz, Caroline Daudt e Nadine Cunha, além do técnico Elieser Silveira de Vargas e da chefe de equipe Daniela Maioli.
A Aleca conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e com o patrocínio do Serviço Municipal de Água e Esgoto (Semae) que custearão a viagem da equipe e transporte dos equipamentos.
O projeto
A Aleca tem origem no Projeto Canoagem na Escola, desenvolvido pela Prefeitura de São Leopoldo, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), atendendo estudantes da rede pública de ensino. O projeto surgiu no segundo semestre de 2005, com o objetivo de preencher o tempo livre de crianças e adolescentes que tomavam banho de rio. A partir de 2008, o projeto iniciou sua participação em competições dentro do estado.
Em 2009, os treinos se intensificaram e, no ano seguinte, disputaram o primeiro campeonato em nível nacional. Para regulamentar a equipe nas competições, foi criada, em 2011, a Associação Leopoldense de Ecologia e Canoagem (Aleca).
190 estudantes atendidos
Atualmente, a equipe é composta por 2 professores, 1 estagiário e 5 monitores do Programa Mais Educa. O projeto Canoagem atende 190 estudantes da rede municipal, com atividades de segunda a quinta-feira, nos turnos da manhã e da tarde, no contraturno escolar.
Já a Aleca, conta com nove atletas, mais 12 estudantes na categoria de base. Durante o projeto, os atletas treinam dois dias por semana. Após serem integrados na Aleca, eles passam a treinar cinco dias por semana.