abc+

PELOS CÉUS DE MINAS

Equipe AGVL embarca para o Pan-Americano de Parapente em Minas Gerais

Competição ocorre de 14 e 22 de setembro no Pico do Gavião, na cidade de Andradas

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 13/09/2024 às 13h:58 Última atualização: 13/09/2024 às 13h:58
Publicidade

Os pilotos da Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL), de Sapiranga, enfrentarão um dos principais desafios de 2024 a partir deste fim de semana. Entre os dias 14 e 22 de setembro, o Campeonato Pan-Americano de Parapente reunirá cerca de 130 atletas de 17 nacionalidades no Pico do Gavião, na cidade de Andradas, em Minas Gerais.

Uma semana após disputarem o Campeonato Brasileiro da modalidade em Araxá (MG), os pilotos do projeto Equipe AGVL de Parapente, financiado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio do Pró-Esporte RS LIE, e com patrocínio da Família Geisse, retornam aos céus mineiros com o objetivo de conquistar novos pódios e subir posições no ranking nacional.

Luciano Horn está em quarto lugar no ranking nacional de parapente | abc+



Luciano Horn está em quarto lugar no ranking nacional de parapente

Foto: AGVL/Divulgação

O 6º Campeonato Pan-Americano de Parapente é organizado pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI) e também servirá como evento-teste para o 19º Mundial FAI, que acontecerá no próximo ano, em Andradas (MG). Portanto, a competição receberá pilotos não só das Américas, mas também da Europa.

“É um campeonato FAI, categoria 1, equivalente ao Mundial ou Campeonato Europeu. Além dos brasileiros, vários bons pilotos de outros países estarão presentes. Vamos tentar dar o nosso melhor para buscar o pódio e vagas no ranking nacional, garantindo assim a presença na seleção brasileira que irá para o Mundial de 2025”, destacou o piloto e presidente da AGVL, Luciano Horn.

Para integrar a seleção brasileira, apenas os cinco melhores do ranking nacional farão parte da equipe verde e amarela. No momento, Horn está na 4ª colocação e quer garantir sua vaga para representar novamente o Brasil em um Mundial. Em 2023, o atleta de Sapiranga foi o melhor piloto não europeu na competição internacional, ficando no top 25 do mundo. Além dele, o sapiranguense Jarbas de Mello, que está em 13º lugar, também está na briga, já que os 15 primeiros colocados do ranking mantêm chances de integrar o time brasileiro.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade