RELEMBRE O CASO

Dez anos após acidente de esqui, Schumacher faz tratamento com Mercedes, diz jornal

Recuperação do ex-piloto da Fórmula 1 é tratada em segredo pela família

Publicado em: 29/12/2023 17:29
Última atualização: 29/12/2023 17:30

Há exatos dez anos o mundo recebia a triste notícia do acidente envolvendo um dos melhores pilotos da história da Fórmula 1, o alemão Michael Schumacher, então com 44 anos. Acostumado com a velocidade das pistas de corrida, Schumi estava de férias em uma estação de esqui em Méribel, na França, quando caiu e bateu a cabeça numa pedra.

Desde então, pouco se sabe do estado de saúde do heptacampeão mundial. A última notícia, divulgada pelo tabloide alemão Bild, conta que ele passou por estímulos sonoros que incluíram voltas em um carro da Mercedes.


Michael Schumacher venceu o mundial de Fórmula 1 por sete vezes Foto: Reprodução/Youtube

QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

No dia 29 de dezembro de 2013, Schumi precisou ser resgatado dos alpes franceses de helicóptero. Ele sofreu traumatismo craniano e edema cerebral. Passou por cirurgia na cabeça e ficou em coma por seis meses.

Por privacidade, a família, que vive em Lake Geneva, na Suíça, mantém o tratamento do ex-piloto em segredo. Todo o mistério precisou ser explicado pelo advogado de Schumi, Felix Damm. "A verdade é que nunca teria sido o relatório final, teria de haver sempre mais, constantemente atualizado. A imprensa perguntaria uma e outra vez: 'E como é que ele está agora?'. Isso durante um mês, dois meses ou até anos depois", explicou Damm.

FIQUE BEM-INFORMADO: FAÇA PARTE DA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Sob os cuidados de uma equipe médica e de sua esposa Corinna, o heptacampeão recebe poucas visitas. Um dos que consegue chegar perto do alemão é Jean Todt, que era chefe de Schumacher na época em que defendeu a Ferrari.

“Michael está aqui, então não sinto falta dele. [Mas ele] simplesmente não é o Michael que costumava ser. Ele é diferente e é maravilhosamente guiado pela esposa e pelos filhos que o protegem. A vida dele agora é diferente e tenho o privilégio de compartilhar momentos com ele. Isso é tudo que posso dizer”, disse Todt ao L’Equipe, da França.

O irmão de Michael, Ralf Schumacher, também ex-piloto da F1, contou nesta semana que sente saudades da relação que tinha antes do acidente. “Sinto falta do meu Michael daquela época. A vida às vezes é injusta. Michael teve sorte muitas vezes na vida, mas então esse acidente trágico aconteceu. Felizmente, opções modernas da medicina permitiram que fizéssemos algumas coisas, mas nada é como era antes”, disse Ralf, em entrevista ao jornal Bild.

Carreira

Michael Schumacher nasceu em 3 de janeiro de 1969. Logo aos quatro anos ganhou o primeiro kart, o que mudaria sua vida. Após passar pelas Fórmulas König, Ford, F3 e 3000 japonesa, ingressou na principal categoria do automobilismo em 1991, na equipe italiana Benetton, onde conquistou os dois primeiros títulos mundiais - 1994 e 1995. Na temporada seguinte mudou-se para a italiana Ferrari.

O alemão ficou alguns anos sem conquistar títulos. Mas quando ganhou, em 2000, não parou mais, e enfileirou 2001, 2002, 2003 e 2004. O piloto anunciou a aposentadoria no final da temporada de 2006, no entanto, voltou às pistas em 2010, com a Mercedes. Ficou até 2012.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasBrasilEsportes
Matérias Relacionadas