A 98ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre, realizada no último dia de 2023 em São Paulo, contou com cerca de 35 mil participantes. Dentre a multidão que tomou conta das ruas da capital paulista estava o campo-bonense Eduardo Augusto Scheffel, de 24 anos, que é deficiente visual. Realizando um sonho, para vencer os 15 quilômetros, o guri contou com o apoio do guia Leonardo Patron, 47. Dudu é treinado por Felipe da Silva, da F3 Assessoria.
Scheffel participou da prova na categoria de deficientes visuais masculino. Ele ficou na 22ª colocação, com o tempo de 1h54min44seg. Ao todo, 35 atletas cruzaram a linha de chegada. No entanto, o resultado é o que menos importou para o campo-bonense, que conta como foi a experiência de participar da maior e mais tradicional prova de rua do atletismo brasileiro. “Foi incrível. Até hoje não teve prova como a São Silvestre, com aquela energia e empolgação do público te incentivando a concluir a corrida”, conta o jovem atleta, em mais um momento de superação.
“Tu não imagina como é. Arrepiou ver e ouvir o pessoal gritando o nome do Eduardo. Deu tudo certo. O Dudu foi bem, não estranhou, não ficou nervoso”, conta Patron, que detalha alguns cuidados durante o percurso. “Não é fácil correr no meio de 35 mil pessoas. Tem que ter muita atenção, tem que segurar firme”, completa.
O sonho de Scheffel em correr a São Silvestre só foi possível ser realizado graças a uma vaquinha criada na internet. Cerca de R$3,5 mil foram arrecadados para pagar todos os custos do atleta e do guia, desde a passagem, hospedagem e alimentação em São Paulo.
LEIA TAMBÉM