O município está realizando a 5ª Copa Pequeno Gigante. A competição está espalhada por oito campos da cidade, onde o público pode assistir a qualquer jogo gratuitamente e conhecer futuras promessas do futebol nacional. Porém, o que quase ninguém vê é a preparação dos mais de 1840 atletas de 92 equipes que incluem alunos de outros Estados, espalhados pelos alojamentos montados nas escolas do município.
A equipe do Barrense, de Santa Catarina, por exemplo, quer fazer bonito dentro de campo com a bola no pé, mas também no visual. E para isso, eles contam com o talento do meio-campista Nikolas Peterson, de 17 anos, que “joga y corta”. Nikito, como é conhecido, é titular absoluto quando o assunto é corte de cabelo. É ele quem deixa os companheiros de time “na régua” antes de cada jogo.
Engana-se, porém, quem pensa que a “assistência” é de graça. “É R$ 15,00 no pix”, revela o atleta e barbeiro. Quem aproveitou foi o ponta direita Micael Oliveira de Lima, para tentar fazer bonito no jogo. E nesse quesito, o barbeiro não joga só pelo Barrense. Atletas das outras equipes que quiserem também um corte de cabelo, é só procurar por Nikito e, é claro, pagar no pix.
Desafio no alojamento
Do Rio de Janeiro, o clube do Santa Cruz veio a Campo Bom com equipes no Sub-15 e no Sub-19. Os atletas enfrentaram 27 horas de ônibus para estarem presentes e o Sub-19 abriu seu alojamento para a reportagem. Em uma das salas da Escola Municipal Ensino Fundamental CEI, os jogadores mostraram o local que será sua casa nos próximos dias.
Cada um trouxe seu próprio colchão, seja inflável ou de espuma. Outros acabam dormindo sobre algumas cobertas mesmo. No meio da sala, um varal recebe toalhas e uniformes, outras peças de roupa são penduradas pela janela. Pelo chão, uma “bagunça organizada”, com o que cada um carrega consigo. Em geral, um par de tênis, um de chinelo e outro de chuteiras.
Preparados para o “frio gaúcho”, também se garantem com casacos e cobertores, além de produtos de higiene. Entre as conversas, a curiosidade por experimentar comidas locais, em especial o churrasco e o xis.
Experiência nova para muitos
Para a maioria, esta é a primeira viagem interestadual para jogar futebol. Mas se a família não pôde estar presente, eles deram um jeito de arrumar uma nova. E é justamente quem os deixará bem alimentados.
Na Emef CEI, as “tias” da cozinha são responsáveis por preparar o café da manhã, almoço e jantar de 360 pessoas, sendo a maioria delas os atletas. Mesmo com poucas horas de convivência, o vínculo já foi criado. “Eles são uns amores, muito carinhosos. Deram até chocolate pra gente”, conta Marisete de Souza Arnold.
Antes de saírem para o treino, todos os atletas do Santa Cruz fizeram questão de chamarem a equipe da cozinha para eternizar o momento em uma foto de gratidão.
“Nós todas trabalhamos em escolas, mas um evento destes é diferente. É um envolvimento que surge muito rápido, e é essa alegria”, afirma Carmem Giongo.
“É a tropa do urso”
Independentemente do resultado dentro de campo, uma coisa que a equipe do Barrense mostrou que tem é estilo. Seja pelos cortes de cabelo, pelas meias na canela ou até mesmo pela música. Com a caixa de som tocando funk, eles se definem: “Aqui é a Tropa do Urso.”
Conforme explica o atleta Léo, “tem um rival da nossa cidade que dizia que era a Tropa do Urso. Aí fomos lá, vencemos eles e pegamos essa comemoração pra nós e mostramos que Tropa do Urso só tem uma, é a nossa”, define.
A Copa Pequenos Gigantes começou sexta e segue até quarta-feira (31). Todas as informações sobre jogos, horários e locais podem ser obtidas no sulicampe.com.br.
- Categorias
- Tags