Cerca de 600 crianças e adolescentes de Novo Hamburgo são atendidos pelo projeto Futsal Social, da União Jovem do Rincão (UJR). A iniciativa ocorre durante o ano todo e se mantém no período de férias escolares, que segue até este mês de fevereiro. Os jovens em situação de vulnerabilidade social participam de atividades esportivas em seis núcleos, localizados em áreas periféricas do Município.
“Se faz necessário o vínculo com os alunos e famílias especialmente neste período de recesso escolar, em virtude de que boa parte dos alunos não possuem tantas condições e acesso a atividades de lazer neste período”, afirma William Ferreira das Neves, supervisor do projeto. E reforça que “o projeto por vezes acaba sendo uma das únicas possibilidades de atividade para os alunos”.
Projeto
As ações do projeto ocorrem desde 2004, por meio de uma parceria entre a UJR Futsal e a Universidade Feevale, apoio da Prefeitura de Novo Hamburgo e de empresas por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal. A equipe multidisciplinar, composta por profissionais da educação física, da pedagogia, do serviço social e da psicologia, trabalha no viés da geração de autonomia e no desenvolvimento de valores e habilidades fundamentais para uma convivência baseada no respeito às diferenças e em atitudes em prol da coletividade.
LEIA TAMBÉM