BRASILEIRO NAS PISTAS
Brasil voltará a ter piloto na Fórmula 1
Gabriel Bortoleto, que lidera o campeonato da F2, foi confirmado na equipe Audi Sauber em 2025
Última atualização: 06/11/2024 15:47
Depois de oito anos, o Brasil voltará a ter um piloto na principal categoria do automobilismo mundial. O paulista Gabriel Bortoleto foi confirmado nesta quarta-feira (6) como piloto da Sauber, que, a partir de 2025, passará a se chamar Audi, para a próxima temporada da Fórmula 1.
LEIA TAMBÉM: VÍDEO: Ayrton Senna recebe homenagem de Lewis Hamilton no GP do Brasil de Fórmula 1
Com ótimos resultados na Fórmula 2 (F2), categoria que funciona como o último degrau de acesso para a Fórmula 1, Bortoleto estreou neste ano e já lidera o campeonato, faltando apenas duas corridas para o fim. “Este é um dos projetos mais empolgantes do automobilismo, se não, de todo o esporte. Fazer parte de uma equipe que combina a rica história da Sauber e da Audi no automobilismo é uma verdadeira honra”, afirmou o brasileiro, que precisou romper com a McLaren para correr já na próxima temporada.
Além do bom desempenho nas pistas, ele ainda contou com um apoiador de peso, o bicampeão mundial Fernando Alonso, atual piloto da Aston Martin. Empresário de Bortoleto, o espanhol foi fundamental para garantir a difícil vaga no grid de 2025. Bortoleto correrá ao lado de Nico Hülkenberg, alemão de 37 anos que ostenta o incômodo recorde de ser o piloto com mais corridas sem pódio. Atualmente, Hülkenberg corre pela equipe Hass.
Bortoleto chega em um momento de transição da equipe, que fará a transição de Sauber para se tornar o time de fábrica da Audi, famosa marca de carros de luxo que já está presente em outras categorias. “Estou incrivelmente grato pela oportunidade que a equipe me deu e pela chance de trabalhar ao lado de um piloto experiente como Nico. Ambos os programas têm um histórico comprovado de desenvolver jovens talentos, e estou confiante de que juntos, escreveremos nossa própria história de sucesso”, projetou.
O comando da equipe na pista ficará a cargo de Mattia Binotto, ex-comandante da Ferrari que retorna à F1. “A contratação do segundo piloto é mais um marco. Estamos testemunhando uma mudança geracional na Fórmula 1, com jovens pilotos causando impacto imediato. Ao contratar Gabriel Bortoleto, garantimos um desses grandes talentos. Sua contratação reforça a estratégia de longo prazo da Audi e seu compromisso com a Fórmula 1”, pontuou o presidente do Conselho de Administração da Sauber Motorsport AG, Gernot Döllner.