abc+

PAÍS DO FUTEBOL

Brasil será sede da Copa do Mundo Feminina em 2027; veja cidades e estádios

Candidatura brasileira venceu a disputa com Alemanha, Bélgica e Holanda, que buscavam o posto em conjunto

Publicado em: 17/05/2024 às 10h:05 Última atualização: 17/05/2024 às 10h:07
Publicidade

A FIFA anunciou nesta sexta-feira (17), em Bangcoc, na Tailândia, que o Brasil será o país-sede da Copa do Mundo Feminina em 2027. A definição ocorreu durante o congresso da entidade, com a candidatura brasileira vencendo a disputa com Alemanha, Bélgica e Holanda, que buscavam o posto em conjunto.

Brasil vai sediar a Copa do Mundo de 2027  | abc+



Brasil vai sediar a Copa do Mundo de 2027

Foto: FIFA/ Divulgação

O Brasil, que já sediou duas edições da Copa do Mundo Masculina de futebol, contabilizou 119 votos, enquanto a candidatura europeia recebeu 78 votos.

A Copa do Mundo Feminina de futebol 2027 será a décima edição do torneio. Antes de chegar à Austrália e à Nova Zelândia, em 2023, a competição já havia sido sediada pela China, Suécia, pelos Estados Unidos, pela Alemanha, pelo Canadá e pela França.

A seleção espanhola é a atual campeã mundial, juntando-se aos Estados Unidos, à Alemanha, ao Japão e à Noruega como as seleções que ergueram o tão cobiçado troféu Fifa. Os Estados Unidos contabilizam o maior número de títulos (4), seguidos pela Alemanha, que foi campeã duas vezes.

Já a seleção brasileira é uma das equipes que participou, até o momento, de todas as edições da Copa do Mundo Feminina de futebol. Com a sede do torneio de 2027 definida, a décima participação brasileira fica garantida, como time da casa. A equipe brasileira já subiu ao pódio duas vezes, mas nunca ergueu a taça de campeã.

Cidades e estádios

Dez cidades vão sediar as partidas da competição: Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Manaus, Cuiabá e Recife. 

Os estádios serão os mesmos utilizados na Copa do Mundo Masculina de 2014, no entanto, terão suas capacidades reduzidas. A FIFA comunicou que dependendo da procura por ingressos, as capacidades podem ser elevadas.

Taça da Copa do Mundo Feminina  | abc+



Taça da Copa do Mundo Feminina

Foto: FIFA/ Divulgação

Os estádios utilizados serão os seguintes: Beira-Rio (Porto Alegre), Maracanã (RJ), Neo Química Arena (SP), Mané Garrincha (Brasília), Mineirão (BH), Arena Itaipava Fonte Nova (Salvador), Arena Castelão (Fortaleza), Arena Amazônia (Manaus), Arena Pantanal (Cuiabá) e Arena Pernambuco (Recife). 

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade