Depois de 16 anos, a seleção feminina de futebol do Brasil voltou para a final olímpica, no Parque dos Príncipes, e perdeu novamente para os Estados Unidos, assim como nas edições de Atenas-2004 e Pequim-2008. As americanas venceram por 1 a 0 com um gol marcado por Mallory Swanson, conquistando a medalha de ouro pela quinta vez. O bronze ficou para a Alemanha depois de ter vencido a Espanha por 1 a 0.
No primeiro tempo, Ludmila chegou a marcar aos 15 minutos, mas teve o gol anulado por impedimento.
Em sua última participação nas olimpíadas, a artilheira Marta ficou no banco de reservas e entrou apenas no segundo tempo, logo depois do gol de Swanson. Ela voltou após dois jogos de suspensão. No entanto, mesmo sendo a segunda maior artilheira da história, sua entrada não foi o suficiente para que a seleção conquistasse seu primeiro ouro.
Aos 38 anos, Marta se despede das olimpíadas com 13 gols marcados em seis edições, levando consigo sua terceira medalha de prata.
Embora a final não tenha atendido às expectativas, o time foi aplaudido pelos brasileiros na arquibancada, ao que Marta devolveu com um gesto de coraçãozinho com as mãos. O técnico Arthur Elias, por sua vez, consolou as jogadoras uma a uma no final da partida.
LEIA TAMBÉM