A seleção brasileira feminina de punhobol conquistou o bicampeonato mundial neste fim de semana. Na grande decisão, o Brasil bateu a Alemanha por 4 sets a 0, com parciais de 11 a 7, 12 a 10, 13 a 11 e 11 a 9, em duelo realizado na cidade de Montecarlo, na Argentina. A Suíça completou o pódio.
O grupo, comandado pelo técnico Carlos Veneroso, da Sogipa, foi formado por atletas do clube porto-alegrense como Giovanna Lucchin, Isabella Lucchin, Julia Maganja, Mariana Suffert e Cecília Jaques. Cristiane Huaska, Luna Ebert e Fernanda Nhemies representaram o clube Duque de Caxias, do Paraná. Já Martina Bortolotto é atleta do TSV Dennach, da Alemanha, e Maria Eduarda Martins, do Clube Morgenau, também do Paraná.
A campanha brasileira começou com uma derrota. No primeiro dia de competição, as gurias perderam para a Alemanha por 3 a 1. Na sequência, venceram a Áustria por 3 sets a 1. No segundo dia, vitória diante da Suíça por 3 a 0. Nas quartas de final, bateu a Nova Zelândia por 3 a 0. Depois, fez 3 a 1 na Suíça para garantir a vaga na final.
O primeiro título mundial do Brasil foi conquistado em 2010, no Chile.
LEIA TAMBÉM