A primeira competição disputada fora do Brasil das ginastas da Sociedade Ginástica São Leopoldo foi um sucesso. Das 18 gurias que foram para a 26ª Copa Olímpia Internacional de Ginástica Artística, na última semana, em Montevidéu, sete voltaram com medalha. A competição contou com mais de 700 atletas de países como Uruguai, Chile, Argentina, Colômbia e Brasil.
Dividindo o lugar mais alto do pódio estiveram Marina de Mello e Sofia Heckler, ambas na categoria Infantil B (nível 3). Amanda de Menezes foi prata no juvenil (nível 2). Maria Clara Varela conquistou a quinta colocação no infantil (nível 1). Ana Beatriz Barreiro ficou em quarto no adulto (nível 4), enquanto Laura do Amaral, no adulto (nível 4), e Júlia Mello no juvenil (nível 3), terminaram na sexta posição.
“Foi gratificante ter participado. Uma experiência espetacular para elas. Os resultados foram todos dentro do esperado. Lógico que tivemos falhas e erros que temos que corrigir para a disputa do torneio nacional em novembro, em Palmas, no Tocantins”, avalia a treinadora Camila Corrêa.
“Foi uma troca de experiência também, porque é um campeonato diferente dos que participamos dentro do Brasil na questão de organização. Fomos muito bem recepcionadas. As gurias gostaram muito da forma de julgamento, da forma de competição. Lógico que tivemos nervosismos, por conta da viagem longa, um campeonato diferente, mas no geral todas deram o seu melhor”, completa Camila.
As ginastas se apresentaram no solo, trave, paralelas assimétricas e saltos sobre a mesa.