Atletismo paralímpico
Atletas da Apae Ivoti são medalhistas do Meeting Paralímpico 2024 em Porto Alegre
Com quatro medalhas de ouro e duas de bronze, os atletas representaram a instituição no último sábado
Última atualização: 27/02/2024 21:39
O último final de semana foi de competição, superação e muita diversão para atletas da Apae Ivoti. Seis atletas da instituição participaram do Meeting Paralímpico 2024, na Sogipa, em Porto Alegre, e quatro deles subiram ao pódio trazendo para casa quatro medalhas de ouro e duas de bronze.
Realizada pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e apoio da Secretaria do Esporte e Lazer (SEL), a competição aconteceu na sexta-feira (23) e no sábado (24/2), das 8h às 18h, funcionando como a etapa regional classificatória para os campeonatos nacionais paralímpicos da temporada.
Esta foi a estreia do novo formato do Meeting Paralímpico, que em 2024 oferece mais modalidades esportivas e passará por todas as capitais brasileiras. Em Porto Alegre, três modalidades foram disputadas: tiro com arco, natação e atletismo, com a participação de 189 atletas gaúchos e 236 no total, de nove estados (Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina e São Paulo). A etapa regional de bocha não foi realizada, pois os atletas se classificaram diretamente para a competição nacional.
João Gabriel Locatelli, 13 anos, Ryan Carlos Pauli Petrona, 13, João Vitor Luedke Gonzaga, 15, Henrique Venker Reichert, 11, Henrique Lenhardt 13, e Pietro Cruz, 13, foram os jovens competidores que representaram a Apae de Ivoti, acompanhados do professor Felipe Jacoby Rodrigues. “Foi um dia muito importante para nossos atletas e suas famílias. Eles superaram seus limites, competiram e se divertiram. Sem dúvida momentos de crescimento e novas aprendizagens”, comenta a diretora da Apae, Marliese Godoflite.
João Locatelli foi o atleta com o maior número de medalhas entre os competidores da Apae. O adolescente conquistou três ouro nos 60m, 100m e lançamento de pelota. Henrique Reichert também subiu no lugar mais alto do pódio, ficando com o ouro no arremesso de peso.
Ryan Petrona foi bronze nos 100m e João Vitor Gonzaga bronze no salto em distância. Henrique Lenhardt e Pietro Cruz também participaram, mas não medalharam. “A inclusão se faz com participação, respeito e equidade de oportunidades”, conclui a diretora.
Além de Porto Alegre, Rio Branco no Acre sediou simultaneamente seu Meeting regional. Somadas, as duas etapas disputadas no mesmo final de semana reuniram 374 atletas. As competições nacionais acontecem em novembro, em São Paulo.