Os amantes das artes marciais estarão de olho na cidade de Fortaleza, no Ceará, que vai receber, a partir desta quarta-feira (16) até domingo (20), o Super Campeonato Brasileiro de Taekwondo. A competição é disputada pelas seleções estaduais e vai reunir cerca de 1000 atletas, nas categorias infantil, cadete, júnior, sub-21, adulto e master. Entre os participantes está Carlos Nogueira, único lutador de São Leopoldo na briga pelo título da categoria faixa preta adulto até 74 quilos.
“É uma honra representar São Leopoldo neste campeonato nacional. Um sonho. Vai ser a competição mais importante da minha vida. Meu pai foi campeão brasileiro em 1990 e, depois de 33 anos, eu vou ter essa oportunidade. Estou indo com tudo para trazer o título”, conta Nogueira, de 23 anos.
Para representar o Estado, o atleta, que é autodidata, vem treinando sozinho. Pela experiência de 16 anos praticando o esporte e por ser estudante de educação física, o leopoldense consegue montar as suas atividades de preparação. Tudo isso incluiu disciplina, respeito, integridade física e mental, características do tae kwon do.
“O meu preparo para o Brasileirão envolve a parte nutricional, preparo físico, explosão, mobilidade, elasticidade, treino tático de combate, além de trocar experiências com outros atletas da seleção gaúcha e também me inspiro em referências internacionais.”
Carlos embarca para o nordeste nesta terça-feira (15). Antes de seguir para o Ceará, ele falou das expectativas para a competição.
“Apesar de eu não ter treinador, estou bem confiante na minha autodidata. Espero vencer ou obter um bom resultado para servir de referência e inspiração para a gurizada aqui de São Leopoldo e do Estado.
LEIA TAMBÉM