abc+

DOWNHILL

Atleta de Estância Velha vence campeonato de downhill em Santa Catarina e se prepara para duas competições na Europa

Competição ocorreu em Pomerode, entre os dias 25 e 28 de julho. Próximos campeonatos vão ocorrer em Andorra e na França

Laura Rolim
Publicado em: 08/08/2024 às 07h:00
Publicidade

Com apenas 17 anos, a moradora de Estância Velha, Larissa Hölscher da Luz, já acumula premiações no Downhill dentro e fora do Brasil. Na última competição que participou, o Campeonato Brasileiro de Downhill, que ocorreu em Pomerode, no Estado catarinense, entre os dias 25 e 28 de julho, ela foi bicampeã da categoria júnior feminino com o tempo de 3min43seg.

Larissa da Luz foi campeã em Pomerode | abc+



Larissa da Luz foi campeã em Pomerode

Foto: Arquivo pessoal

Apesar de ter sofrido um tombo durante a descida e a corrente da bicicleta ter caído, a atleta fez o melhor tempo entre as seis meninas que também competiam. “Esse campeonato me deu muitos aprendizados, tanto no físico, quanto nos treinos, e também no psicológico. Quando eu desci lá, foi incrível, mesmo eu tendo caído. É uma grande conquista para mim, porque ainda sou jovem e tenho muito para conquistar”, conta a estanciense sobre a participação no campeonato.

O esporte, que entrou na vida de Larissa há quatro anos através dos irmãos, vem sendo motivo de orgulho na trajetória da atleta. Agora, a preparação está focada em duas competições internacionais: O Mundial de Downhill, que ocorrerá em Andorra entre os dias 28 de agosto e 1º de setembro, e a Copa do Mundo de Downhill, marcada para os dias 6, 7 e 8 de setembro, na França.

Essa não é a primeira vez que a atleta compete fora do Brasil. No ano passado, Larissa ganhou medalha de ouro no Pan-Americano de Downhill, em Cusco, no Peru. “Eu estou muito ansiosa e feliz com essa oportunidade. Ainda nem caiu a ficha que eu vou ir para lá. Estou realizada. Não vejo a hora de tudo passar para eu chegar lá”, destaca Larissa.

Para iniciar o treinamento no país europeu antes do Mundial, ela e o irmão mais velho vão embarcar para Andorra no dia 16 de agosto. “Vou passar a semana treinando para me acostumar com a altitude, o clima, e o terreno, que muda muito, pois as pistas de lá são bem mais técnicas e maiores”, observa Larissa.

Para a estanciense, será um grande desafio participar das duas competições internacionais. “Estou muito feliz de competir lá, porque eu sempre me imaginei participando. Eu não acreditava que teria essa oportunidade tão grande sendo tão jovem”, reforça. A Copa do Mundo de Downhill é outro sonho que Larissa vai realizar. “Eu nem acredito. É o sonho da minha vida. São com esses resultados e oportunidades que eu percebo que estou ao lado das pessoas certas”, afirma.

Para participar dos campeonatos internacionais, a atleta está realizando uma rifa para arrecadar recursos. Cada número custa 2 reais, e os participantes concorrem a uma bicicleta Camptrail aro 29, 300 reais e 200 reais em dinheiro. O sorteio será realizado no dia 26 de outubro pela loteria federal. Para acessar o link da rifa digital clique aqui.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade