abc+

Em busca do ouro

Atleta de Estância Velha busca ajuda para mundial de bolão na Alemanha com a Seleção Brasileira

João Kleinkauf fez parte do único clube campeão mundial de bolão fora da Europa e integra a Seleção Brasileira há 15 anos

Dário Gonçalves
Publicado em: 11/04/2024 às 17h:57 Última atualização: 15/04/2024 às 18h:12
Publicidade

João Antônio Kleinkauf, de 35 anos, está mais uma vez convocado para defender a Seleção Brasileira de Bolão, que disputará o mundial de 13 a 20 de maio, em Herne, na Alemanha. O atleta de Estância Velha já esteve no país europeu em março, quando disputou o mundial de clubes pela Sociedade de Canto União, que conseguiu a vaga por ser campeã brasileira em 2022. Na ocasião, acabaram ficando em 6º lugar, mas a equipe de Estância Velha é o único clube campeão mundial fora da Europa, título conquistado em 2008, com João Antônio na equipe.

João Antônio é campeão brasileiro de bolão | abc+



João Antônio é campeão brasileiro de bolão

Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

Agora, o atleta, junto a outros cinco brasileiros (entre eles um outro gaúcho, Tiago Hansen, de Santa Cruz do Sul), buscará superar o melhor desempenho da Seleção em um mundial, que já conquistou o segundo lugar. “O mundial ocorre a cada dois anos, participei pela primeira vez em 2009, depois em 11, 13, 15, 17 e 22. Em 2012 participei na categoria jovem e em 2019 acabei abrindo mão”, comenta.

Contudo, os custos de participação são todos do atleta. Entre passagens, hospedagem, alimentação e outras despesas, os valores giram em torno de R$ 15 mil. “É um valor que eu não tenho, e os campeonatos não dão premiação em dinheiro, só medalha e troféu. Por isso estou fazendo ações para chegar neste valor”, afirma.



Corretor de imóveis, João Antônio criou uma rifa online (abcmais.com.br/MundialBolao) para tentar levantar estes fundos. Como prêmio, o vencedor ganhará uma camiseta oficial de futebol do clube a ser escolhido. “São 500 números a 10 reais. Se vender tudo, vai dar R$ 5 mil e ainda vai faltar bastante, por isso também busco parcerias e patrocinadores que quiserem me ajudar.

Esta pode ser a última oportunidade do atleta disputar um mundial, justamente pelas dificuldades financeiras em integrar um esporte que não tem apoio. “Eu continuo jogando pelo meu pai, que faleceu há um ano. Ele sempre me apoiava, mas talvez esse seja o meu último”, finaliza.

Quem quiser, também pode entrar em contato com o atleta pelo instagram @joaokleinkauf, ou pelo número (51) 99617-1933.



Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade