A Associação Gaúcha de Voo Livre (AGVL), de Sapiranga, tem um piloto campeão por nações e entre os cinco melhores atletas do 6º Campeonato Pan-Americano de Parapente, realizado entre os dias 15 e 22 de setembro, no Pico do Gavião, na cidade de Andradas, em Minas Gerais.
Luciano Horn encerrou a competição em 5º lugar na disputa continental. Além disso, conquistou o título por nações com a seleção brasileira de parapente. Horn luta por uma vaga no Mundial da modalidade, que ocorrerá em setembro de 2025, novamente em Andradas-MG. O piloto sapiranguense celebrou o excelente resultado obtido pelos céus mineiros.
“O evento mais esperado do ano chegou ao fim. Foram cinco provas válidas, numa competição de nível altíssimo, onde apenas 43 pontos separaram o 1º do 10º colocado. Detalhes e pequenas decisões, uma curva a mais ou a menos, determinaram o saldo de uma semana inteira. Estou muito feliz com o resultado e na briga por uma vaga na seleção brasileira que vai disputar o Mundial do ano que vem”, destacou Luciano Horn, que é piloto e presidente da AGVL. Ele somou 3.670 pontos no Pan.
O título do individual ficou com o paulista Rafael Barros, já o 3º lugar ficou com o paranaense Ronnie Koerich.
Além dele, o atleta Jarbas de Mello encerrou a competição no top 20 do Pan-Americano, ficando na 17ª colocação, com 3.569 pontos. A Equipe AGVL de Parapente ainda contou com a participação dos atletas Maicon de Souza Corrêa (54º – 3.144 pontos) e Valter Postali (55º – 3.140 pontos).
Ao todo, a competição reuniu 130 participantes oriundos de 17 países, não só das Américas, mas também da Europa, pois o 6º Campeonato Pan-Americano de Parapente serviu como evento-teste para o 19º Mundial FAI, que será realizado no próximo ano, em Andradas. As competições são organizadas pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI).
LEIA TAMBÉM