abc+

ESPORTE E EDUCAÇÃO

Alunos da IENH vivenciam o basquete da NBA; saiba como será o programa em Novo Hamburgo

Lançamento do programa ocorre neste domingo com atividades na Fundação Evangélica

Juliana Dias Nunes
Publicado em: 14/04/2024 às 14h:42 Última atualização: 14/04/2024 às 14h:43
Publicidade

A Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH) conta com atividades diferenciadas neste domingo (14). A IEH se tornou uma unidade licenciada do NBA Basketball School, o programa de desenvolvimento da Liga Americana de Basquete Profissional, e o lançamento oficial contou com palestra, treino e jogo amistoso entre os estudantes e de confraternização com os pais.

 Arthur Borelli falou sobre a metodologia do NBA School | abc+



Arthur Borelli falou sobre a metodologia do NBA School

Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

Pela manhã, as ações ocorreram de forma paralela. Na sala de conferências, o CEO da Think Sports e responsável pelo Programa NBA Basketball School no Brasil e Uruguai, Arthur Borelli, explicou a metodologia do programa para os pais dos alunos.

“O basquete é difícil e como a gente muda isso? Através da pedagogia, do negócio estrutural que torna o esporte acessível. Não é uma escola de basquete, mas um programa. Por isso, é realizado dentro da escola e com uma metodologia. É uma ferramenta de educação“, explica Borelli.

A atividade foi acompanhada pela equipe da IENH. Para o coordenador de esportes da instituição de ensino, Mário Kickhofel, a palestra foi realizada para que os pais entendam como o projeto vai funcionar.

“É algo inovador. São poucos credenciados no Estado e somos os pioneiros na região. A metodologia é a usada pela NBA de forma adaptada para cada faixa etária, além disso é oportunidade de intercâmbio entre escolas por meio das competições”, conta.

O acesso ao programa também está diretamente relacionado ao processo de internacionalização da instituição. “Há a possibilidade de networking dentro da escola e torneios no Brasil e também fora, tudo isso conversa com nossa proposta de ensino bilíngue”, ressalta a coordenadora da unidade Fundação Evangélica, Daniele Blos Bolzan, que também fala sobre o processo do programa dentro das unidades.

“Os professores tiveram o treinamento da NBA durante as férias de verão, em janeiro, e os treinos  começaram em março. Podem participar alunos a partir do 4º ano. A iniciativa envolve também as unidades Pindorama e Oswaldo Cruz“, diz Daniele.

Na quadra

Programa da NBA na IENH | abc+



Programa da NBA na IENH

Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

Na quadra, os adolescentes tiveram uma verdadeira aula com o coordenador técnico do programa, Charles Mendes. Os estudantes da IENH aprenderam técnicas importantes do basquete e também aprofundaram noções de trabalho em equipe. 

“O mais importante é a vivência. Eles vivenciam a metodologia da NBA Basketball School. É uma espécie de degustação de como será o programa na escola”, comenta Mendes.

Segundo o coordenador técnico, o programa da NBA traz resultados importantes para a garotada. “Traz um acesso maior ao esporte tendo como base a qualidade, o planejamento e a organização de conteúdo, além de trazer o conceito de valores em um trabalho socioemocional dentro e fora das quadras. Teremos o 1º campeonato nacional NBA no Brasil, tudo isso mostra que jogos são possíveis”, afirma Charles Mendes.

Maria Clara e Júlia | abc+



Maria Clara e Júlia

Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

As alunas Júlia Rockenbach, 15, e Maria Clara Stürmer, 14, participaram das dinâmicas do lançamento do programa. “Achei muito legal. Eu jogo desde mais nova e adorei a oportunidade. O gosto pelo basquete vem de família. Meu pai jogava na Sociedade Ginástica. Eu guardo até hoje a primeira bola de basquete que aprendi a jogar”, relata Júlia.

“Eu comecei a jogar basquete no ano passado. A experiência hoje (14) foi diferente, com exercícios e dinâmicas novas. Aprendemos e aprofundamos nossas técnicas. Gostei muito e quero participar do programa”, completa Maria Clara.

Lucas e Mônica Mombach | abc+



Lucas e Mônica Mombach

Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

A pedagoga Mônica Mombach, 48, acompanhou o filho, o estudante Lucas Mombach, 15. “Fiquei encantada com a estrutura do programa de metodologia e do quanto o esporte agrega à formação do ser humano, que é isso o que os pais desejam aos seus filhos. O esporte é uma ferramenta eficaz no desenvolvimento humano”, afirma Mônica.

Lucas ficou feliz com a possibilidade de vivenciar ações desenvolvidas pela famosa liga de basquete. “Eu sou fã da NBA, assisto aos jogos. Acho muito legal ter este aprendizado com a parceria da NBA. Vai fazer com que eu me desenvolva mais no esporte.”

O programa

O NBA Basketball School é um dos programas da marca NBA com atuação global e tem como propósito compartilhar o método de ensino do basquete de maior sucesso no mundo com crianças e jovens de todo Brasil. O programa visa a aplicação do método em clubes sociais e em escolas que tenham interesse em oferecer a modalidade para seus alunos como uma atividade extracurricular.

O programa existe há cinco anos e é realizado em 17 países. No Brasil, são 220 unidades do programa em 21 estados com cerca de 12,5 mil alunos e 500 treinadores capacitados.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade