A temporada 2024 foi a mais vitoriosa da Associação Esportiva Campo Bom (AECB) nos seus 14 anos de fundação. Foram 14 títulos conquistados no ano nos âmbitos regional, estadual e nacional, além de vitórias importantes para a consolidação de seu projeto na modalidade.
O ano começou com disputas nacionais para o clube. Primeiro, o Campeonato Brasileiro de Clubes Mirim, competição em que o clube conquistou o seu primeiro título nacional. O time mirim feminino sagrou-se campeão de forma invicta em Recife-PE.
Antes da enchente que inundou o Rio Grande do Sul de incertezas, veio a estreia da AECB na Liga Nacional de Handebol Adulto Feminina, a principal competição do país. Contra as melhores equipes do Brasil, as meninas campo-bonenses tiveram uma bela participação na estreia, terminando a disputa entre as dez melhores equipes do país.
No Estadual, a AECB dominou o pódio, com cinco títulos nas oito categorias que disputou. Foram dois bicampeonatos, com o mirim e adulto feminino, juntamente com as conquistas inéditas mirim e adulto masculinos e infantil feminino.
No âmbito universitário, a parceria com a Universidade Feevale se fortaleceu com mais um primeiro lugar do pódio obtido nos Jogos Universitários Gaúchos (JUG’s). Ele veio com a equipe masculina de handbeach.
Nas competições regionais, a AECB também obteve conquistas importantes. No Aberto de Handebol de Campo Bom, venceu a competição feminina e na Copa Novo Hamburgo de Handebol fez dobradinha com os títulos no masculino e feminino. Ganhou também a Copa Farroupilha com o mirim masculino e a Copa Capão com o cadete feminino, finalizando o ano com o bicampeonato do Aberto de Santa Maria Feminino com o mirim e infantil.
As conquistas e o bom desempenho individual dos atletas do clube também renderam convocações. Kauani Gabriela Silva dos Santos, que integrou as equipes júnior e adulta, defendeu o Brasil em duas competições na Macedônia. Já os atletas Gabriel Wagner, Sophia Port, Gabriela Victória Buhl e Isadora Kollet foram convocados para a Seleção Gaúcha das categorias juvenil masculino e cadete feminino.
Durante essa temporada, o clube conseguiu chegar aos resultados expressivos devido às parcerias e apoio da Prefeitura Municipal de Campo Bom, por meio das secretarias de Esporte e Lazer (Smel) e Educação e Cultura (Smec) e da Universidade Feevale. Pela primeira vez executou dos projetos financiados pelo Governo do Estado pelo Pró-Esporte RS: AECB – Categorias de Base 2024: Rumo ao Brasileiro voltado a formação de atletas e AECB Campo Bom: Na Liga Nacional de Handebol direcionado ao alto rendimento, que tiveram patrocínio de Fitas Real, Romana Química, Super Cruz Cai, Max Fort Atacado, Supplier Têxtil, Box Print, Cleannet Telecom e Crespi do Brasil.
Para o presidente da AECB, Rogério Menezes, a temporada histórica é consequência de um trabalho sério, que vem crescendo a cada ano. “Crescemos muito nos últimos três anos, fundamentalmente pela consolidação das relações com atletas, familiares e colaboradores, mas também pelo apoio externo e que nos dá respaldo para seguirmos desenvolvendo o trabalho que acreditamos de dar perspectivas de continuidade do mirim ao adulto”, destaca.
“Foi um ano difícil, dadas as alterações de calendário e o acúmulo de competições pós-enchente, mas que merece ser muito destacado pelo resultado obtido graças a uma equipe determinada que dá suporte as ações da AECB, mas também nos faz olhar para frente buscando a manutenção dos 130 atletas nas nossas ações e resultados ainda mais expressivos, sempre considerando que o propósito maior é da construção de cidadãos de bem, utilizando o esporte e o ensino como ferramentas e que, juntos, resultam no sucesso coletivo e individual”, finaliza.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags