ALERTA NA FRANÇA

A situação do Sena, política e a fuga dos franceses de Paris

O parisiense Arthur Barrier comenta os acontecimentos de Paris

Publicado em: 27/06/2024 20:00
Última atualização: 28/06/2024 17:07

Parisienses fogem dos Jogos
Em meio às lendas urbanas sobre Paris, uma com certeza será exposta nos Jogos: o mau humor dos parisienses. Desagradáveis, sempre apressados e pessimistas, tudo isso virou uma caricatura dos habitantes da capital.

Sem surpresa, ao anunciar que Paris acolheria os Jogos, este descontentamento só piorou. Os parisienses já têm de aguentar turistas em tempo normal, então a chegada de 15 milhões de espectadores para os Jogos apavora muitos locais. Há problemas mais sérios que preocupam os moradores de Paris.

O sistema de transporte é o motivo de reclamação predileto na capital há décadas, e a chegada das Olimpíadas é um desafio sem precedentes. As renovações feitas no metrô e no RER, além do aumento da Arthur Barrier frequência de ônibus, não adiantam. As autoridades admitem que quem estiver na capital durante o verão não pode ter medo de caminhar longas distâncias. Para turistas curiosos, isso nem é uma má notícia. Paris é muito adaptada para pedestres. O problema é para os moradores que precisam trabalhar. Como chegar a tempo no trabalho?


Empresas acharam várias respostas a esta pergunta. Uma delas é levar parte dos empregados para trabalhar em zonas rurais mais tranquilas.

Obstáculo imprevisto: eleições legislativas ameaçam a competição

Um novo parlamento francês será eleito a menos de um mês das Olimpíadas, e a instabilidade assusta os franceses. Após os resultados das eleições europeias do dia 9 de junho, o presidente da França, Emmanuel Macron, resolveu dissolver o parlamento e ordenou novas eleições legislativas. Ele justifica esta decisão com a mudança nas preferências dos franceses: o partido de extrema direita, o Rassemblement National, chegou em primeiro nas eleições europeias, com 30% dos votos, um recorde histórico.

O momento também é inédito pela rapidez das eleições: os dois turnos, sendo no 30 de junho e 9 de julho, deixam menos de um mês para os partidos para nomear candidatos e fazer alianças. É uma aposta arriscada porque o partido que conseguir mais assentos nessas eleições vai poder nomear o novo primeiro-ministro.
Essas possíveis mudanças no governo francês inquietam organizadores dos Jogos, como a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, que acusa o presidente de estragar a festa com as eleições.

Sena: qual o estado de limpeza do rio
Um dos projetos mais mediatizados das Olimpíadas. Para receber as provas de triatlo e de nado em águas abertas, o Rio Sena deve passar por vários testes de avaliação, comprovando ausência de bactérias e componentes nocivos aos humanos.

O problema: chuvas, além de contaminar o rio pelo contato com a poluição do ar da capital, fazem subir nível de água nos esgotos e, muitas vezes, o excesso de água termina sendo derramado no Sena. Emmanuel Macron e Anne Hidalgo tinham prometido tomar banho no Sena para provar sua limpeza e dar fim às reservas dos franceses sobre a ideia das provas olímpicas acontecendo no Rio.

Por enquanto, os exames recentes de composição da água indicaram que o rio ainda não está limpo. O mergulho dos políticos franceses, que devia acontecer dia 23 de junho, foi reagendado várias vezes por esses testes e pelas eleições legislativas, mas eles garantem que vai acontecer antes da abertura dos jogos. Vamos esperar.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas