INDÚSTRIA CALÇADISTA
ZERO GRAU: Feira coureiro-calçadista marca retomada após enchentes; veja o que esperar do evento
Realizada pela Merkator, feira ocorre de segunda (18) a quarta-feira (20), em Gramado
Última atualização: 14/11/2024 17:14
A indústria calçadista se prepara para mais um grande evento de negócios, conexões e muito conteúdo sobre moda e varejo. A Zero Grau - Feira de Calçados e Acessórios inicia na próxima segunda-feira (18) e segue até a quarta-feira (20), no Serra Park, em Gramado. A feira conta com 150 expositores que apresentam as novidades das coleções de calçados, bolsas e acessórios do setor coureiro-calçadista para o próximo , além do que ainda há de tendência nos produtos para este final do ano e para o primeiro bimestre de 2025. A expectativa é receber 8 mil visitantes nos três dias de evento.
LEIA TAMBÉM: PREVISÃO DO TEMPO: Feriadão terá calor intenso no Rio Grande do Sul; saiba o que esperar
A região estará presente mais uma vez, com estandes próprios e também nos projetos Estação Moda RS, do Sebrae RS, e o Três Coroas Shoes, do Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas (SICTC). Somente os estandes coletivos somam 46 empresas.
A Zero Grau é realizada pela Merkator Feiras e Eventos e tem a parceria de sindicatos da região como o Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e do SICTC.
O credenciamento para participação na edição 2024 pode ser feito pelo site oficial da feira: www.feirazerograu.com.br.
Reconstrução do RS e novos negócios
A feira coureiro-calçadista chega também para marcar a reconstrução do Rio Grande do Sul depois das enchentes de maio. "Estamos orgulhosos em sermos a primeira feira em nosso Estado depois da tragédia que nos abateu. Ao lado dos calçadistas estamos também oportunizando crescimento para o turismo na Serra Gaúcha já que teremos um número expressivo de lojista nacionais e cerca de 100 importadores de quatro continentes", ressalta Roberta Pletsch, diretora de Relacionamento da Merkator Feiras e Eventos.
Ainda segundo Roberta, os números da feira são expressivos, já que houve a retomada nas fábricas, nos empregos e na confiança dos empresários. "Foi fundamental a recuperação do aeroporto para atingirmos estas marcas que estamos contabilizando", completa Roberta.
CONFIRA: Produção nacional de calçados cresce quase 5% entre janeiro e setembro; veja detalhes
A região
Pelo estande Estação Moda RS, do Sebrae RS, são 17 empresas. De Novo Hamburgo: Artesana, Catri, Dina Mirtz, Fillon, Kauffe, Menta & Hortelã, Paolattore, Sagga e Tinna K. A Conceito Bartzen, Dora Lis, Inpulse, Estilo Mix e Liver representam a cidade de Sapiranga. Por Igrejinha participa a Eliz Conceito e por Parobé, a Alexia. A Janinne Passini também faz parte do coletivo do Sebrae.
Segundo a diretora da Catri, Margareth Becker, a marca de bolsas está voltada para o inverno 2025 com metalizados, barbicachos e cores como marsala e verde, além das pastas tradicionais. "A expectativa é muito grande visto que é o momento para encontrar vários lojistas de regiões do Brasil. Trabalhamos apenas com mercado interno e na feira vem muita gente do Sul do Brasil, assim como do Centro-oeste e Nordeste. Por conta das enchentes, não houve o encontro em maio (SICC) e estamos todos saudosos. Vamos efetivar muitos negócios."
VEJA AINDA: Indústria de ração e rede hoteleira lançam collab exclusiva; parceria traz conforto aos pets em viagem
Presença de importadores
Além da presença do varejo nacional, a feira de Gramado conta com cerca de 100 importadores, representando 16 países, de quatro continentes. "A grande maioria vem com subsídios de passagens e hospedagens através de um esforço coletivo da promotora e dos sindicatos patronais parceiros que fazem a seleção e o custeio destes profissionais, através do nosso projeto Grupo de Importadores, criado para impulsionar o comércio internacional junto aos nossos expositores", explica Roberta Pletsch. Ela salienta também a importância dos estrangeiros que vão ao evento por conta própria.