abc+

NEGÓCIOS NO RS

Quem pode e como abrir uma empresa em 10 minutos pelo WhatsApp? Conheça o Tudo Fácil Empresas

Durante evento na região, a JucisRS falou sobre programas que facilitam o processo de abertura de empresas no RS

Juliana Dias Nunes
Publicado em: 17/09/2024 às 15h:08 Última atualização: 17/09/2024 às 16h:02
Publicidade

O governo do Estado lançou em agosto o programa Tá na Mão que possibilita a abertura de empresas pelo WhatsApp. A iniciativa é da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), e do programa DescomplicaRS.

Segundo a JucisRS, em um mês, de agosto a setembro de 2024, 145 solicitações foram feitas pelo aplicativo. A iniciativa é válida para empresas de baixo risco ambiental.

VEJA TAMBÉM: Nova lei de incentivos aos semicondutores vai impactar a indústria 4.0 na região; entenda

Evento realizado pela ACI reuniu as novidades da Junta Comercial do Estado | abc+



Evento realizado pela ACI reuniu as novidades da Junta Comercial do Estado

Foto: Divulgação/ACI

ACOMPANHE: Fenac divulga data de inauguração do Centro de Inovação Tecnológica; veja quando será

O projeto foi apresentado durante evento da Associação Comercial e Industrial de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI-NH/CB/EV/DI) na última segunda-feira (16), na sede da entidade, em Novo Hamburgo.

A presidente da Junta Comercial do Estado também ressaltou a importância do Tudo Fácil Empresas e adiantou que a plataforma deve ser estendida a todos os municípios gaúchos até 2026.

A plataforma que integra e automatiza todas as etapas para abertura de uma empresa Ltda ou Individual, com atividades de baixo risco, de forma totalmente gratuita, automática e em até 10 minutos, já está presente em 46 municípios, totalizando cerca de 70% do PIB do RS.

Entre as cidades que já contam com a iniciativa estão:

  • Novo Hamburgo
  • São Leopoldo
  • Esteio
  • Sapiranga
  • Sapucaia do Sul
  • Montenegro

“Somos o Estado com o segundo menor tempo do País para a abertura de uma empresa”, destaca a presidente da JucisRS, Lauren Momback Mazzardo.

Ainda conforme Lauren, o RS deve ocupar a primeira posição até dezembro com o uso da inteligência artificial no processo de registro. “Assim levará apenas uma hora quando feito na JucisRS e 4 horas em outros municípios”, explica.

Outra novidade apresentada durante encontro na ACI é a sala de atendimento virtual que, de acordo com a JucisRS, estará disponível 24h por dia e sete dias por semana, com todos os serviços da instituição e do governo do RS, além de cursos de capacitação e ensino e acesso pelo celular, tablet, notebook e computador.

E como funciona a abertura pelo whats?

O acesso para abrir uma empresa pelo Tá na Mão é pelo número de WhatsApp (51) 98137-0160. Ao acessar o aplicativo, o empreendedor deve preencher os dados solicitados (através de perguntas e respostas).

Caso atenda aos requisitos do Tudo Fácil Empresas, já terá sua empresa registrada na JucisRS, com Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ), inscrição estadual e municipal, licenciamento (ou sua dispensa) e alvará de funcionamento. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade