SETOR DO CALÇADO
Veja o que diz empresa calçadista que demitiu 130 funcionários na região
Indústria calçadista do Vale do Paranhana fala sobre momento atual da empresa e perspectivas para 2024
Última atualização: 21/12/2023 19:07
A empresa de componentes para calçados RDois Injetados, com sede em Taquara e filial na cidade de Igrejinha, falou nesta quinta-feira (21), sobre as demissões desta semana.
A indústria desligou ao todo 130 funcionários*, entre a última terça (19) e quarta-feira (20), e as negociações têm sido acompanhadas pelo Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Calçado, Componentes e do Vestuário de Taquara.
Em nota enviada ao Grupo Sinos, a RDois afirma que o crescimento acelerado da empresa entre 2020 e 2022 fez com que fossem feitos altos investimentos que acabaram sendo prejudicados com problemas de caixa devido à retração do mercado em 2023.
"O crescimento acelerado da empresa necessitou de grandes investimentos em capital de giro, maquinário e estrutura e, em conjunto com uma grande retração do mercado em 2023, a empresa passou por grandes prejuízos e dificuldades de caixa. Desde o início do ano, a empresa manteve e honrou os pagamentos das centenas de colaboradores que emprega."
"No final de 2023, devido as paradas coletivas da indústria calçadista, maiores dispêndios de caixa com pessoal e, consequente, menor capacidade de faturamento dos pedidos em carteira, a empresa teve um maior desencaixe de fluxo de caixa. Buscando preservar o maior número de colaboradores possível, a empresa está readequando sua capacidade com a realidade atual do mercado", afirma a indústria calçadista em nota.
A empresa do Vale do Paranhana disse também que "está tratando junto ao sindicato dos trabalhadores do pagamento dos colaboradores desligados e tratando com todos os parceiros, fornecedores e entidades financeiras de forma pessoal e administrativa".
Sobre os planos para 2024, a RDois informa que espera realinhar seu fluxo de caixa a partir do retorno dos pedidos e retomada dos faturamentos e tem a expectativa do realinhamento do fluxo de caixa.
"Pedimos a compreensão e apoio dos nossos parceiros e da sociedade para que uma possível extrapolação dos fatos ou ruídos de comunicação não afetem nosso plano de retomada que temos desenhado para 2024", encerra em nota oficial.
*Atualização: Inicialmente, a reportagem informou que foram 140 funcionários demitidos. No entanto, foram 130. A matéria foi atualizada às 19h06 desta quinta-feira (21).