RETOMADA APÓS ENCHENTE

Veja como acessar benefícios do programa que busca reconstruir fábricas do RS afetadas pelas cheias

Iniciativa conta com recuperação de máquinas e cursos profissionalizantes; saiba detalhes

Publicado em: 14/07/2024 10:47
Última atualização: 14/07/2024 10:47

As pequenas e microindústrias gaúchas atingidas pelas enchentes há dois meses, e que ainda trazem consequências para o Estado, terão um incentivo a mais para retomar e melhorar seus negócios. Na última quinta-feira (11), foi assinado um convênio entre a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

 LEIA TAMBÉM: Empresários da região vão aos EUA iniciar negociações para aumentar exportações do calçado; veja detalhes


Indústrias de Igrejinha fazem a limpeza e tentam retomar a produção Foto: Vinícius Mosmann

 VEJA AINDA: Fiergs entrega propostas de reconstrução do Estado aos parlamentares

A partir do convênio, serão investidos, no total, R$ 9,4 milhões no programa Restabelecimento da Capacidade Produtiva. O programa tem a parceria também do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e Sebrae-RS.

O projeto de recuperação econômica integra o Recupera Indústria RS, que faz parte do movimento criado pelo Sistema Fiergs junto com os sindicatos industriais associados em prol das indústrias atingidas pelas cheias e que tem a execução do Senai-RS.

Para o atual presidente da Fiergs, Gilberto Porcello Petry, esta união vai permitir a reconstrução das fábricas gaúchas.  "Segundo levantamento da Fiergs 81% dos estabelecimentos industriais reportaram impactos pelas enchentes. Dentro deste grupo, 19,6% indicaram que suas máquinas e equipamentos foram danificados", ressalta.

O programa tem o apoio da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e parceria com empresas. Além do atendimento, a ideia é conseguir novas empresas parceiras para ampliar a iniciativa.

 SAIBA SOBRE A FIERGS: Em votação apertada, Cláudio Bier é eleito presidente da Fiergs até 2027

E como ter acesso ao benefício do programa?

As indústrias interessadas em receber os benefícios do programa deverão se cadastrar na plataforma recuperaindustriars.org.br, onde farão um autodiagnóstico para avaliação dos danos nas empresas.

Uma das frentes do programa é a recuperação das máquinas dos parques fabris. Este atendimento poderá ser feito na própria empresa ou em seis unidades gaúchas do Senai que ficam em: São Leopoldo, Canoas, Igrejinha, Lajeado, Santa Cruz do Sul e Porto Alegre. O local da execução do serviço vai depender do nível de complexidade e da mobilidade do equipamento.

O diretor-regional do Senai-RS, Carlos Trein, conta que o programa pode ter até 200 atendimentos e que a intenção restabelecer a capacidade produtiva da economia gaúcha o mais breve possível.

ACOMPANHE TAMBÉM: Programa oferece mentorias gratuitas para empresas atingidas pelas enchentes no RS; saiba como participar

Cursos profissionalizantes 

O Recupera Indústria RS conta ainda com outras frentes. Em conjunto com os municípios afetados pelas enchentes, por meio das prefeituras, sindicatos patronais ou ACIs, o Senai-RS está oferecendo capacitações profissionais para pessoas atingidas poderem realizar reparos em suas residências e, ainda, estimular novos profissionais para a área de construção civil.

Para a formação profissional, o Senai-RS disponibiliza cursos de manutenção aos funcionários das empresas atingidas pelas enchentes localizadas em municípios que decretaram situação de calamidade pública. O contato para a participação nestes cursos pode ser feito pelo WhatsApp:(51) 99144-8356.

A iniciativa visa capacitá-los para realizarem reparos em equipamentos danificados, permitindo uma rápida retomada das operações industriais e contribuindo para a recuperação econômica da região. Além disso, há cursos online disponibilizados para as indústrias atingidas que precisaram pausar os contratos de trabalho de funcionários em função das enchentes.

O acesso aos cursos digitais é pelo site: business.play.senai.br/empresa/sosrs.

Plataforma gratuita

O programa contempla ainda uma plataforma gratuita para a contratação de colaboradores. O acesso gratuito ao serviço "Contrate-me" é feito para as indústrias por meio de um voucher. A plataforma busca facilitar a contratação de novos profissionais a partir dos currículos cadastrados. 

Os passos para acessar este serviço estão em: www.senairs.org.br/contrateme.

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas