abc+

ESTUDOS NO VERÃO

Vai estudar nas férias? Especialista dá dicas para escolher o curso ideal

O tempo livre nas férias pode ser utilizado em capacitações presenciais e à distância

Juliana Dias Nunes
Publicado em: 29/12/2024 às 15h:17 Última atualização: 29/12/2024 às 16h:00
Publicidade

Além do descanso, o verão pode ser o momento ideal para quem busca aperfeiçoamento profissional. Segundo Patrick Andretti da Silva, docente e responsável pela Aprendizagem do Senac Novo Hamburgo, as férias se tornam o momento ideal para quem deseja se capacitar.

LEIA TAMBÉM: Indústria da região terá R$ 120 milhões em capital de giro para retomada após enchente

Férias podem ser utilizadas para aprimorar a carreira profissional | abc+



Férias podem ser utilizadas para aprimorar a carreira profissional

Foto: Divulgação/Educa Mais Brasil

FIQUE DE OLHO: Internet 6G que pode revolucionar tecnologia e relações no Brasil é discutida em meio a anúncio da Anatel

“O momento de férias é excelente para investir em cursos, pois você tem mais tempo, tem um dinheirinho a mais e tem a chance de iniciar o próximo ano mais qualificado e preparado para os desafios do mercado de trabalho”, explica.

E como decidir qual curso fazer? Conforme o especialista do Senac, o curso ideal deve levar em consideração a duração, o formato (presencial ou online), o investimento financeiro e, claro, os temas que mais despertam interesse no profissional.

Silva recomenda opções de curta duração, com custo acessível e que sejam relevantes para qualquer área, como Gestão de Tempo e Produtividade, Liderança e Gestão de Equipes, Comunicação e Oratória, Introdução ao Empreendedorismo, Finanças Pessoais e Investimentos, Design Thinking e Inovação, e Técnicas de Negociação e Vendas.

Cursos de tecnologia, como pacote Office ou Inteligências Artificiais, também estão em alta no mercado. Além disso, opções como culinária, fotografia ou música, oferecem uma experiência mais leve e divertida, ideal para quem busca conciliar aprendizado com lazer. 

VEJA AINDA: Verão aquece demanda por empregos no litoral norte; veja o que esperar do começo de 2025

Metas e grupos de estudos

Segundo o docente do Senac Novo Hamburgo, o primeiro passo antes de definir um novo curso é traçar metas claras para o próximo ano: “‘O que eu quero? Buscar uma promoção? Abrir minha própria empresa? Desenvolver habilidades que sempre sonhei?’ Ter objetivos definidos ajuda a manter o foco”, ressalta.

Escolher cursos que alinhem interesse pessoal e relevância profissional é outra dica valiosa.

Patrick lembra que criar grupos de estudo também pode ser uma boa ideia, já que debater certos temas em conjunto agrega ainda mais experiências e motivação, conforme destaca o especialista. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade