ECONOMIA PRATEADA

"Tecnologia não é um problema": Saiba como o varejo gaúcho deve se preparar para atender público 60+

Mercado sênior foi um dos destaques na programação do Taquara Summit; evento ocorre nesta sexta (25)

Publicado em: 25/10/2024 15:08
Última atualização: 25/10/2024 17:04

O Taquara Summit ocorre até o final desta sexta-feira (25), na Faccat, em Taquara, e reúne cases inspiradores de varejo, inovação e empreendedorismo. Um dos painéis realizados nesta manhã foi "Marcas, produtos, serviços e a economia prateada: como participar deste mercado bilionário", com o especialista na área, o CEO da SeniorLab, Martin Henkel. Ele trouxe dicas para que as empresas possam entender e vender mais para este público que segue crescendo em todo o País.

LEIA TAMBÉM: TAQUARA SUMMIT: Expansão da Havaianas, IA e indústria 4.0 em debate no evento desta sexta-feira


Henkel participou do Taquara Summit Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

CONFIRA: Boneca possuída e biscoitos de caveira: Lojistas da região aproveitam o Halloween para aquecer as vendas

Em entrevista ao ABCmais, Henkel lembra que no Rio Grande do Sul, a cada 5 pessoas, 1 tem 60 anos ou mais e que a cada 26 segundos e meio alguém completa 60 anos ou mais no Brasil. No RS, a idade de 60 anos ou mais, é alcançada a cada 8 minutos. É um mercado que vem crescendo muito e é preciso enxergar este público da forma que ele se apresenta hoje.

"Estão mais exigentes e explorando novos produtos e serviços, estão mais abertos a novas propostas. Não aprendemos a dar atenção a este mercado, especialmente o varejo. Temos que entender que o consumidor sênior faz compras e compras de maior valor agregado, ele gosta de criar relacionamentos, vai comprar sempre com aquele vendedor. E precisamos desconstruir preconceitos imaginando que essa pessoa vai ter a mesma atitude que meu avô tinha há 10, 20, 30 anos atrás, as expectativas mudaram", explica.

Sobre o uso da tecnologia, o especialista no público maduro destaca que são consumidores adeptos de compras virtuais, usam redes sociais e outras ferramentas tecnológicas. "Tecnologia não é um problema, na prática é solução. Mas isso desde que esteja bem desenvolvida. Assim como se pensa interfaces para crianças, precisamos pensar para adultos mais velhos também", pondera Henkel.

Sobre o uso das redes sociais, o público com idade a partir de 55 anos tem preferência pelo Facebook. "Sessenta e oito por cento das pessoas 55+ no Brasil tem perfil ativo no Face, são mais de 29 milhões de pessoas. Já no Instagram são 7,6 milhões de pessoas. Temos que ter atenção a isso. Saber comunicar da melhor forma para este perfil de consumo", diz o CEO da SeniorLab.

VEJA AINDA: Mostra de arquitetura e decoração em Novo Hamburgo projeta R$ 90 milhões em negócios

Dicas para o varejo:

Martin Henkel pontua três etapas importantes para que o varejo possa atender o público 60+ e, assim, vender mais:

- Observar quem é meu cliente, quem entra na minha loja, quanto tempo fica na loja. Enxergar o consumidor 60+ e perceber o impacto que ele traz para o meu negócio;

- Capacitar as equipes de atendimento de vendas. Muitos não dão atenção ao consumidor mais velho imaginando que ele fará muitas perguntas e não irá comprar. Mas é o contrário, ele faz compras e de maior valor agregado, além de criar vínculo com a loja e com o vendedor. E se o cliente sênior entra na loja de brinquedo é para comprar algo para o neto, por exemplo. Ele não sabe qual filme, qual personagem está em evidência. É preciso ser uma venda mais consultiva,

- Outra questão envolve os recursos humanos. É importante que o varejo, assim como outros setores, invista em equipes intergeracionais. Ter profissionais maduros com os mais jovens.

TAQUARA SUMMIT

O Taquara Summit reúne cases de inovação e empreendedorismo no Centro de Eventos da Faccat, com programação que iniciou por volta das 9 horas e segue até o final do dia. 

Confira o que vem por aí:

• 15h30: Indústrias 4.0: conectando tecnologia e produção (Eduardo Nogueira, Luiz Gerbase e Aline Santos);
• 16h00: Cultura da Inovação e open innovation (Leo Redondo, Silvio Bittencourt, Isabela Menoia e Salissa Paes);
• 16h30: Talk show: posicionamento de marca e estratégia de marketing internacional - o case Havaianas (Angela Hirata e Sabrina Schenkel);
• 17h00: Resiliência e inovação: o que podemos aprender com a experiência de Medellín (Santiago Uribe);
• 17h30: Quando o espírito empreendedor entra em campo (Paulo César Tinga).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas