A Ostera, residente externa do Feevale Techpark, é uma das cinco startups vencedoras e a única gaúcha entre as melhores na Startup Competition, desafio que aconteceu em paralelo à programação do South Summit Brazil 2024. O evento de inovação e empreendedorismo ocorreu entre os dias 20 e 22 de março, em Porto Alegre.
A competição selecionou 50 finalistas, entre mais de dois mil inscritos do Brasil e de outros 15 países, como Alemanha, Argentina, Colômbia, Estados Unidos, França, México, Portugal, Reino Unido, Singapura, Suécia e Uruguai.
A Ostera oferece uma metodologia, a OsteraTest, que usa inteligência artificial para prever as chances de um oócito produzir um embrião saudável, mesmo antes da fertilização, de forma não invasiva.
Além disso, a iniciativa da startup do Feevale Techpark envolve a pesquisa e desenvolvimento na área de reprodução assistida, otimizando os processos da clínica, e a consultoria de desempenho dos processos oferecidos pelas clínicas de reprodução assistida.
Etapas da competição
Para passar à final da competição, a Ostera já havia sido escolhida como a melhor na categoria Health. De acordo com Lucia von Mengden Meirelles, diretora executiva da Ostera, todo o processo de estar nessa grande vitrine de inovação que é o South Summit Brazil foi uma validação para o trabalho realizado pela startup.
“Ter recebido o prêmio de startup Mais Escalável significa que o nosso negócio tem o potencial de se expandir e impactar positivamente a vida de milhares de pessoas, e abre para nós um trajeto no mundo inteiro. Agora, vamos trabalhar com mais afinco para que isso aconteça, e só o fato de estar no South Summit Brazil já é uma ótima oportunidade de buscar investidores”, comemora Lucia.
A Startup Competition selecionou 50 finalistas, que foram divididos em cinco categorias: Enterprise, Fintech, Health, Industry 5.0 e Sustainability & ESG. As vencedoras de cada uma das categorias foram premiadas com os títulos Destaque; Mais Sustentável; Mais Escalável; Mais Inovadora; e Melhor Tempo.
LEIA TAMBÉM