Muitas ideias criativas e inovadoras fizeram parte do South Summit Brazil, evento que ocorreu entre a última quarta (20) e esta sexta-feira (22), em Porto Alegre. Entre as startups que levaram suas soluções para o evento está a ESG Now, que também é a responsável pelo inventário de emissões de gases de efeito estufa do South Summit Brazil.
Foram consideradas para o levantamento as emissões diretas do evento, geradas pela operação, montagem e desmontagem da estrutura, e também emissões indiretas geradas pelo deslocamento dos participantes e palestrantes, tal como estadia, alimentação do público e geração de resíduos.
“É o segundo ano que estamos com esta parceria no South Summit Brazil. Este ano, fizemos um diagnóstico mais robusto e o principal é a compensação das emissões, que no evento foi neutralizado a partir da compra de créditos de carbono”, explica o cofundador da startup, Othavio Laube.
No estande da startup, a equipe explicava também sobre o lançamento ‘módulo carbono’. “Os dados coletados se transformam em cálculos baseados na principais referências do mercado. Esta nova funcionalidade permite que as empresas façam este mesmo processo”, conta Laube.
A Upsensor, instalada no Tecnosinos, em São Leopoldo, também apresentou algumas de suas ideias inovadoras. Como um crachá individual que monitora emissão de gases e sinais dos colaboradores das empresas.
“A gente consegue verificar como está o trabalhador, se houve queda, por exemplo. E em casos como de trabalhadores em plataformas de gás há sensores que alertam os coordenadores caso haja algum problema”, detalha o desenvolvedor de software da empresa, Gabriel Berwanger Silveira. Entre os clientes da startup está a Petrobras.
A importância do turismo
A CEO da rede Swan Hotéis, Gabriela Schwan Poltronieri, estreou como curadora dos painéis de Turismo e Inovação. “Acredito firmemente no potencial do turismo como um catalisador para o desenvolvimento econômico e social”, destaca Gabriela.
Para a CEO, a edição 2024 foi a melhor dos últimos três anos. “Cerca de 24 mil pessoas compareceram ao evento, que teve uma estrutura ainda melhor. Uma das novas experiências foi o wine boat, os investidores e as empresas puderam fazer negócios no barco à beira do Guaíba, tomar vinho. São experiências que potencializam o turismo. Assim, como os nossos painéis. Trouxemos grandes nomes do turismo nacional”, comenta.
Gabriela lembra ainda que por ser um evento global o RS fica no mapa da inovação como um destino com forte potencial econômico. “E movimenta toda a cadeia. Não somente hotéis, são mais de 470 cadeias do turismo, isso inclui agentes como o pipoqueiro e o motorista de aplicativo.”
LEIA TAMBÉM