O South Summit Brazil, evento de inovação e empreendedorismo que iniciou nesta quarta (20), em Porto Alegre, ocupa um dos armazéns do Cais Mauá com ideias inovadoras que trazem soluções para consumidores e empresas.
A Insect Protein, instalada na unidade de Campo Bom do Feevale Techpark, é uma das empresas da região que participa do encontro. A startup produz insetos para serem utilizados como fonte proteica. Na prática, são besouros tenebrio molitor que acasalam e resultam em larvinhas que são desidratadas e depois moídas, se tornando uma farinha integral.
“A farinha tem 53% de proteína e 30% de gordura, se tira a gordura a proteína vai a 64%. A gordura se usa em consumo humano e até em cosméticos. A farinha é usada, por exemplo, em rações premium e super premium de animais e o que sobra vira fertilizante. Fechamos todo o ciclo da cadeia”, explica uma das fundadoras da startup, Adriana Bender.
A participação no evento é em busca de investidores, já que a ideia é se tornar uma biofábrica. “Temos já pedidos para fabricação em toneladas, mas no momentos só conseguimos fornecer quilos. Queremos crescer e para isso, precisamos de investidores. O South Summit é o evento ideal para estas conexões”, diz Adriana.
Já a Epopeia Games, é um simulador baseado na cultura gaúcha. Em resumo, um game baseado em histórias gauchescas, como O Negrinho do Pastoreio e o Boitatá, e que pode associar marcas e recompensas, aproximando consumidor e empresas.
“Viemos no evento para divulgar nosso jogo e, quem sabe, conseguir marcas que queiram se inserir. Por exemplo, a empresa fornecedora de chimarrão pode estar dentro do jogo, o jogador pode coletar a erva do cliente e assim trocamos em forma de chaves (acessos gratuitos) para quem comprar o produto do cliente”, detalha Cherily Lima Ruschel, marketing da empresa.
Algumas empresas trabalham com formas de humanizar o atendimento a colaboradores. A Raiô é uma empresa de benefícios personalizados e também aproveita o evento para fazer networking.
“Somos responsáveis por reunir todos os benefícios do colaborador em único cartão e na bandeira visa, que passa na função débito. Fazemos desde a captação, negociação emissão dos cartões, pós-venda. Nosso objetivo é transformar o atendimento em algo mais humanizado. O colaborador fala direto com a gente quando tem algum problema e usamos whatsApp, chatbot, e-mail, várias formas digitais e rápidas”, conta a executiva comercial da marca Gisele Soffioni.
O evento segue até a sexta (22), com programação que inicia às 9 horas e segue até o começo da noite. Algumas categorias estão com ingressos esgotados.
LEIA TAMBÉM