abc+

INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

SOUTH SUMMIT BRAZIL: Como o evento de Madrid veio parar em Porto Alegre?

Ricardo Galho, CEO da 4all fala sobre trajetória do evento, que em 2025 será no mês de abril

Juliana Dias Nunes
Publicado em: 22/03/2024 às 16h:30 Última atualização: 22/03/2024 às 18h:04
Publicidade

O South Summit Brazil, evento de inovação e empreendedorismo, faz parte de uma programação que teve origem na Espanha, em 2012. O encontro de startups e investidores surgiu como uma alternativa para a crise financeira que atingia os negócios de Madrid e de todo o país. Desde 2022, o encontro ocorre também em Porto Alegre, no Cais Mauá.

South Summit Brazil 2024 | abc+



South Summit Brazil 2024

Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

Nesta edição, que teve programação encerrada às 16 horas desta sexta (22), foram cerca de 24 mil participantes, sendo 3 mil startups, 900 investidores somando uma carteira de US$ 213 bilhões, consagrando o encontro brasileiro em evento global. 

E ele já está confirmado para 2025. Será nos dias 09, 10 e 11 de abril. A expectativa é que ele siga no mesmo local. “A gente gostaria de manter o evento aqui (Cais Mauá). É nossa expectativa. Tem toda essa atmosfera dos barcos, do próprio Guaíba”, diz explica Ricardo Galho, CEO da 4all, empresa de soluções em tecnologia e que faz parte da realização do South Summit Brazil.

Como o encontro de Madrid veio parar em Porto Alegre?

Segundo Galho, foi a união da iniciativa privada, poder público, universidades, organizações civis e atores do ecossistema de inovação para que o Rio Grande do Sul pudesse se tornar uma referência no tema. Após acompanhar o evento espanhol, a 4all e o governo do Estado chegaram a conclusão de que precisavam trazer o South Summit para o RS.

“Conversamos com vários congressos ao redor do mundo, mas o que chamou a atenção foi que a maioria das startups que são unicórnios hoje na Espanha, como a Cabify e Glovo, saíram da competição do South Summit”, conta Galho. A empresa capitaneou as negociações para a realização da edição brasileira do encontro que une investidores a novas iniciativas.

A equipe da 4all preparou uma série de conteúdos sobre a capital dos gaúchos e conseguiu agenda com Maria Benjumea, fundadora e presidente do South Summit. Foram dois encontros por chamada de vídeo até que a reunião presencial aconteceu após a edição de 2021 do evento em Madri.

“O South Summit Brazil hoje é um dos maiores eventos da América Latina. Somente na edição de 2024 tivemos mais de 140 fundos internacionais. O evento é um sucesso de público e ser realizado no Cais Mauá coloca o Rio Grande do Sul e Porto Alegre de uma forma diferente”, conta o CEO da 4all.

O que fica de legado

Galho também fala sobre o que a realização do evento em solo gaúcho deixa para o Estado e cidades.

“O Rio Grande do Sul sempre foi um exportador de talentos. A gente precisa importar talentos, trazer negócios para o Rio Grande do Sul. A gente tem condições de produzir tecnologia tanto quanto ou melhor do que Vale do Silício ou Israel, por exemplo. O legado que fica do South Summit é que colocamos o Estado no mapa da inovação do mundo.”

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade