A Sicredi Pioneira desenvolveu um projeto piloto para formar jovens lideranças alinhadas aos princípios do cooperativismo. A iniciativa é voltada para pessoas entre 18 e 30 anos que residam em Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Picada Café e Linha Nova. As inscrições podem ser feitas de forma on-line, pelo site até o final da segunda-feira (9).
VEJA TAMBÉM: Xamã e Matuê usam roupas produzidas por jovem empreendedor de Novo Hamburgo; conheça as peças
LEIA AINDA: Panorâmico da Fenac está em contagem regressiva para virar novo espaço de eventos de cervejaria
Segundo o presidente do Conselho Administrativo da cooperativa, Tiago Luiz Schmidt, serão trabalhadas no comitê questões como comunicação, relação interpessoal e em grupo, gestão de processos, inovação, entre outros temas. “O objetivo é que possamos contribuir enquanto cooperativa local e entregar para nossa região novos líderes tão necessários nas organizações privadas, mas também dentro de entidades de classe, associações”, destaca.
Os participantes receberão capacitação gratuita pelo período de um ano. Os encontros iniciam em outubro e acontecerão uma vez por mês, aos sábados, na sede da cooperativa em Nova Petrópolis. A participação é voluntária, não configurando vínculo empregatício.
A ideia, conforme Schmidt, surgiu a partir das cooperativas escolares. A primeira no Brasil surgiu em 2010, em Nova Petrópolis, na Escola Bom Pastor. “Percebemos que quando os jovens das cooperativas escolares encerravam o Ensino Médio e iam para faculdade e/ou mercado de trabalho acabavam se destacando”, relata Schmidt.
LEIA TAMBÉM