ECONOMIA

Sicredi Pioneira alcança a marca de 250 mil associados; veja os próximos passos da cooperativa

Marca foi alcançada pela cooperativa da região no mês de março

Publicado em: 08/03/2024 10:10
Última atualização: 08/03/2024 10:10

A Sicredi Pioneira, cooperativa financeira que atua em 21 municípios da região, celebra este mês, a marca de 250 mil associados.  O marco anterior, de 150 para 200 mil associados, demorou cerca de dois anos e meio para acontecer. Dessa vez, o salto de 50 mil associados ocorreu em pouco mais de um ano e meio.


Nova agência da Sicredi em Ivoti Foto: Dário Gonçalves/GES-Especial

"Podemos resumir dizendo que esse é o reconhecimento que as comunidades estão tendo da nossa presença e interesse genuíno em impactar positivamente, junto a uma maior presença de marca combinada com canais digitais que facilitam muito a entrada de novos associados. É um reflexo da nossa atuação consciente em nome de um propósito”, diz Solon Stahl, diretor-executivo da Pioneira.

Para Stahl, a importância do número revela principalmente o aumento na capacidade de gerar resultados positivos para a comunidade.

“A cooperativa é um instrumento de organização econômica das comunidades. Por isso, também acaba sendo um instrumento de transformação social. Ela é um meio, uma ferramenta a serviço de seu propósito. Porém, necessita do resultado econômico para poder se manter e, principalmente, para poder financiar esse objetivo. Então, a celebração não é pela marca atingida, mas pela maior força que nosso propósito atinge”, reforça.

Ampliação do público

Stahl lembra que a cooperativa nasceu no meio do agro em 1902, mas hoje esse segmento representa somente 4% dos associados.

"Temos orgulho de nossas origens, somos líderes de mercado no segmento agro na nossa região de atuação, mas não somos mais uma cooperativa rural somente. Dos associados 83% são pessoas físicas e 13% são pessoas jurídicas. Temos mais de 30 mil empresas associadas, desde empreendedores individuais até grandes empresas. A cooperativa tem se especializado muito no atendimento às empresas nos últimos anos, e é o segmento em que mais estamos crescendo”, destaca o diretor-executivo.

Próximos passos

A cooperativa atua na Serra, Vale dos Sinos, Região das Hortênsias e Vale do Caí, em uma área com mais de 1,3 milhão de moradores. E o objetivo é crescer no número de associados, mas de forma orgânica.

“Ainda há muito espaço para ampliar o quadro social, mas não temos uma meta estabelecida. Acreditamos que esse crescimento tenha que ser orgânico, fruto do reconhecimento das pessoas do trabalho que fazemos, tanto na qualidade do nosso atendimento e dos nossos produtos e serviços, bem como da nossa atuação educacional e social. Só no ano passado, os investimentos sociais e em educação ultrapassaram R$ 17 milhões”, explica Solon.

Conforme o diretor, tão importante quanto a entrada de novos associados é a manutenção dos atuais. “Prezamos por relacionamentos de longo prazo e isso passa pela satisfação dos nossos associados. A métrica para medir essa satisfação se chama NPS, e a Pioneira tem uma nota de 79%, que representa zona de excelência."

 



Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasEconomiaRegião
Matérias Relacionadas