SÃO LEOPOLDO

Mais de 130 eletrônicos afetados pelas enchentes são recuperados pelo Senai; saiba como solicitar reparos

Ação do Senai é voltada para a comunidade e também micro e pequenas indústrias

Publicado em: 14/06/2024 16:12
Última atualização: 14/06/2024 16:36

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS), na unidade de São Leopoldo, realiza a higienização e reparos em equipamentos eletrônicos da população, de micro e pequenas indústrias locais. A ação está sendo realizada pelos instrutores dos cursos, alunos e profissionais de outros estados como Santa Catarina, São Paulo, Goiás e Minas Gerais.


Alunos do Senai colocam aprendizado na prática em iniciativa para recuperar itens "perdidos" com as enchentes Foto: Divulgação

Segundo o Senai, essa iniciativa desenvolve as habilidades dos estudantes para o mercado de trabalho ao oportunizar uma aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em aula.

"Tem sido uma experiência realmente incrível, poder contribuir para que as pessoas retomem suas tarefas, consigam lavar as suas roupas e fazer suas refeições. Principalmente por usar um conteúdo que a gente já desenvolveu durante o curso e, estar colocando isso na prática", conta a estudante do curso de Mecatrônica, Adriana Vasconcelos. Ela faz parte de uma turma proveniente de uma parceria entre o Senai-RS e a empresa Stihl.

A força tarefa, feita de forma voluntária, recebeu 329 aparelhos dos mais variados tipos e já reparou 134 deles. Tendo uma taxa de 95% na recuperação dos itens, essas ações visam ajudar no restabelecimento das operações do município e do Rio Grande do Sul.

O contato com o Senai de São Leopoldo pode ser feito pelo telefone (51) 99289-6352.

Os reparos

Os reparos estão ocorrendo em eletrodomésticos essenciais, como geladeiras, fogões e máquinas de lavar roupas. Além desses, outros aparelhos também estão sendo consertados, sendo eles: secadoras de roupas, micro-ondas, freezers, forno elétrico, torradeiras, secadores de cabelo, cafeteiras, entre outros.

Já para as micro e pequenas indústrias, a atenção está voltada para equipamentos industriais de pequeno porte, como: furadeiras, parafusadeiras, torno mecânico de bancada, centro de usinagem de pequeno porte e lixadeiras.  

"Até então, pela recuperação e o que vimos de motores monofásicos e trifásicos, estamos conseguindo recuperá-los totalmente", comenta o instrutor da unidade de São Leopoldo, Natanael de Paulla. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas