ECONOMIA
CATÁSTROFE NO RS: Saque calamidade e renegociação de dívidas estão entre as medidas bancárias para afetados pela enchente
Febraban emitiu comunicado com alternativas para amenizar a situação vivenciada por vítimas das enchentes no RS
Última atualização: 06/05/2024 15:08
A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e seus bancos associados informaram que medidas estão sendo adotadas em virtude da enchente que assola o Rio Grande do Sul. Entre as primeiras iniciativas adotadas pelos bancos para amenizar a situação, estão pausa no pagamento e renegociação de dívidas e liberação do saque calamidade do FGTS.
A Febraban informou também que segue com ações de auxílio para funcionários e familiares nas regiões afetadas e que as agências bancárias seguirão abertas para recebimento de doações. A federação disse ainda que está sendo feito um reforço nas orientações às equipes de seguros das instituições para o atendimento da população local.
E de acordo com instituição que representa os bancos no Brasil, ações e iniciativas já contabilizaram R$ 6 milhões em doações diretas da entidade e dos bancos (Itaú, Bradesco, Santander, BTG Pactual, Banco do Brasil e Caixa) para auxiliar no socorro aos moradores.
Os bancos também possuem parcerias com entidades civis locais e estão mobilizando clientes e funcionários para doações às vítimas.
Atendimento
A Febraban orienta os consumidores a dar preferência ao uso dos canais digitais das instituições financeiras. O pix, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, pode ser feito normalmente.
Os clientes podem usar os canais digitais e remotos dos bancos, como sites e aplicativo, para a realização de transferências e pagamento de contas.
Nesta segunda-feira (6), correntistas de Novo Hamburgo tiveram dificuldades em sacar dinheiro em agências de bancos como Banrisul, Santander e Bradesco.