abc+

RANKING

São Leopoldo é a sétima maior economia do Rio Grande do Sul

Município almeja a 5ª colocação no ranking nos próximos anos

ico_abcmais_azul
Publicado em: 09/01/2024 às 07h:26 Última atualização: 09/01/2024 às 07h:30
Publicidade

A cidade de São Leopoldo recuperou uma posição no ranking das maiores economias do Estado. Passou da 8.ª economia em 2020 para a 7.ª posição em 2021. É o segundo melhor resultado do Município nas últimas duas décadas.

Indústria é principal pilar econômico de São Leopoldo



Indústria é principal pilar econômico de São Leopoldo

Foto: Arquivo/GES

Os dados se referem à última divulgação do Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do Estado, em convênio com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São Leopoldo teve a sua melhor posição no ranking em 2019, quando era a sexta maior economia do Rio Grande do Sul.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Tecnológico de São Leopoldo, Juliano Maciel, a Administração Municipal tem atuado no sentido de melhorar o ambiente de negócios, investido na qualificação para o mercado de trabalho e feito melhorias na cidade.

“Desburocratização para abertura e licenciamento de empresas, investimentos em qualificação da mão de obra local (3000 Talentos TI, Qualifica Indústria, Senai Lab), melhoria na infraestrutura das zonas industriais, revitalização da Rua Independência, expansão do Tecnosinos são eixos centrais para os próximos anos”, destaca o secretário. “Também existe a aposta em coletivos setoriais que criem um ambiente de sinergia entre poder público e iniciativa privada, como a Câmara Temática da Indústria.”

A meta de São Leopoldo é se manter entre as dez maiores economias do RS. “Há fatores sazonais que podem acarretar em mudanças bruscas de um ano para outro, como no caso de uma supersafra impulsionar um município com base rural, por exemplo”, observa o titular da Sedettec. “Mas a meta é sempre se manter no G10, e o sonho é chegar e se consolidar no G5.”

Oscilação

Em relação ao desempenho da economia no ano passado, o secretário faz uma avaliação. “Foi um ano difícil, por conta da oscilação na indústria, que é o nosso principal pilar econômico. Mas, mesmo assim, terminamos o ano com saldo positivo na geração de empregos, o avanço para o 7.° lugar no ranking das maiores economias do RS e a certificação Diamante da nossa Sala do Empreendedor, consolidando um grande processo de agilização e desburocratização na abertura e regularização de empresas na cidade”, observa. “E tudo indica que 2024 será ainda melhor.”

Expectativa de retomada

O titular da Sedettec, Juliano Maciel, é otimista em relação ao ano que acaba de iniciar. “Há a perspectiva de uma retomada na indústria (flexibilização e estabilidade nas novas regras do setor de armas e munições) e na construção civil (taxa de juros para financiamento imobiliário deve começar a baixar em abril), assim como a sequência na curva de diminuição da taxa Selic, incentivando novos investimentos”.

A defasagem da pesquisa da DEE é geralmente de dois anos e ocorre em função da necessidade de consolidar todos os dados para o cálculo definitivo do PIB. Em dezembro de 2024 deve ser divulgado o ranking das maiores economias do RS em 2022.

Programa do Sebrae Colabora para resultados

Recentemente, a Prefeitura de São Leopoldo e o Sebrae firmaram parceria para o segundo ciclo do programa Cidade Empreendedora. Por meio da iniciativa projeto o Distrito Criativo no bairro Rio dos Sinos que deverá fomentar ações de renda, emprego e qualificação do trabalho.

“O programa Cidade Empreendedora é, sem dúvidas, é uma grande aposta da nossa gestão para melhorar o ambiente empreendedor da cidade”, afirma o secretário. No primeiro cilco do Cidade Empreendedora, que iniciou em 2021 e se encerrou no final de 2023, foram trabalhados eixos como Desburocratização, sendo que o tempo médio para formalização de empresas passou de 100 horas em 2022 para 7 horas em 2023. Já o tempo de registro de uma empresa de 20 horas em 2022 passou para 3 horas no ano passado.

Ações para o desenvolvimento

De acordo com a Prefeitura, entre as ações que irão mudar o posicionamento da cidade e intensificam o desenvolvimento estão a desburocratização, as obras de revitalização da Rua Independência; os projetos cadastrados no Programa de Aceleração e Crescimento (PAC Seleções), do governo federal, incentivo para economia solidária e investimentos em obras de infraestrutura para fortalecimento do setor industrial.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade