TRENS EM MAIS CIDADES

Saiba como está o andamento dos planos de ampliação das linhas do Trensurb

Municípios do Vale do Sinos estão entre os que buscam atendimento pelo modal de transporte

Publicado em: 12/01/2024 19:55
Última atualização: 12/01/2024 19:57

A possível ampliação de linhas do Trensurb entrou na pauta do governo estadual. Em reunião realizada nesta quinta-feira (11), equipes técnicas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) e da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), junto com representantes da empresa Trensurb, iniciaram conversas para ampliar as linhas do modal de transporte.


Ampliação das linhas do Trensurb começaram a ser discutidas pelo governo do Estado Foto: Lucas Quadros/Trensurb

Dois projetos de expansão foram apresentados. Um deles é a Linha Nordeste, que abrange a região metropolitana de Porto Alegre. Também foi discutido a realização do Estudo de Viabilidade da Expansão entre os municípios de Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga.

O primeiro projeto é um desejo antigo de ampliação para a região Norte da capital e as cidades que fazem limite com Porto Alegre. A nova linha se interligaria à atual em formato de “Y” a partir da Estação Aeroporto. O trajeto proposto se estende além da Estação Triângulo, na zona Norte de Porto Alegre, e vai até a cidade de Alvorada.

Já no caso das cidades do Vale do Sinos, a proposta está menos avançada, já que o primeiro passo é a realização do estudo de viabilidade técnica para uma nova linha do Trensurb que conecte também Novo Hamburgo, Campo Bom e Sapiranga. Atualmente, a última estação do modal é justamente em Novo Hamburgo.

Seminário

Uma das medidas propostas entre as ações relativas à expansão das linhas de trens urbanos da Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA) apresentada foi a realização de um Sedur, Metroplan, Trensurb e municípios da RMPA.

Com o evento, os proponentes acreditam ser possível apresentar os projetos existentes para todos os interessados. Também foi discutida a criação de uma comissão que seria responsável por tratar temas como política tarifária, modelos de transportes, sustentabilidade, entre outros.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas