Um grupo de empresários da região criou um projeto para auxiliar no recomeço de famílias afetadas com as enchentes. A iniciativa foi idealizada pelo diretor comercial e de marketing do Monaco Atacado, Cássio Monaco, e atualmente já conta com mais de 40 pessoas. O projeto RS Reconstrução garante a compra, montagem e entrega de cozinha compacta, mesa com quatro banquetas, rack para televisão e três armários multiuso.
“A ideia começou com o Monaco e vimos a necessidade de juntar mais pessoas nesta causa. A primeira etapa foi a dignidade, dar abrigo, casa, roupas. Agora vem o recomeço. Buscamos então empresários da região e outras pessoas influentes. Nossa meta é oferecer um kit básico de móveis para mil famílias. Visitamos diversas indústrias do estado e conseguimos o melhor custo-benefício (R$ 1.318,00)”, conta o diretor do atacarejo que tem unidades em Novo Hamburgo, Parobé, Campo Bom, e inaugurará ainda este ano uma loja em São Leopoldo.
Os móveis doados serão entregues já montados e diretamente nas casas das famílias. Todo processo de auditoria dos valores é realizado pela empresa Estratégia Auditores e também passa pelo Grupo Monaco.
“A logística é no nosso centro de distribuição e a montagem e entrega dos móveis é feita pela empresa NRamos. Temos também outros líderes que fazem parte de divulgação do projeto, vão atrás de recursos. Mas a parte logística, fiscal do projeto, fica em torno da NRamos, Monaco e Frattini”, completa.
O foco inicial do projeto é o Vale dos Sinos, especialmente as cidades de São Leopoldo e Novo Hamburgo em bairros fortemente atingidos pelas cheias como Santo Afonso e Vila Brás. Também são responsáveis pelo projeto as empresas: HP21, Serginho Automóveis, Supera Dudu News e Nipper Treinamento.
Como eu posso ajudar
Empresários e voluntários que queiram participar do projeto RS Reconstrução podem enviar a contribuição diretamente por pix e-mail: controladoria@monacoatacado.com.br (destinatário Macamo alimentos Ltda).
“Temos recursos, no momento, para 72 kits. Mas vemos que está cada vez mais difícil. Estamos atrás de empresários, mas todos acham que já fizeram o suficiente, que ajudaram da maneira como podiam. Mas fazemos aquela reflexão: quanto tu pagarias para não estar no lugar daquela pessoa? Queremos apenas levar o básico”, diz o empresário Cássio Monaco.
Apresentação na Câmara
Na última segunda-feira (17), Cássio participou da sessão da Câmara de Vereadores de Novo Hamburgo para apresentar a iniciativa. O convite foi feito pelo vereador Fernando Lourenço (Solidariedade) que parabenizou a iniciativa e sugeriu uma reunião com os colegas para verificar uma maneira de contribuir financeiramente com o projeto social.
Como se cadastrar
A participação das famílias é mediante um cadastro feito neste link. Algumas famílias terão prioridade no serviço. Confira:
– Famílias com crianças com necessidades especiais;
– Mulheres idosas acima de 65 anos;
– Mães solo com crianças pequenas;
– Famílias que, após a limpeza da casa, dependem de móveis para sair dos abrigos ou das casas de parentes;
– Famílias com crianças como dependentes;
– Famílias com idosos como dependentes;
– Gestantes.
LEIA TAMBÉM