ECONOMIA

Programa de economia circular de empresa da região gerencia quase 93 toneladas de resíduos em um ano

Ação ocorre nas unidades de Sinoscar de Novo Hamburgo e Montenegro e na Guaibacar da Sertório, em Porto Alegre

Publicado em: 22/02/2024 17:07
Última atualização: 22/02/2024 17:08

O programa de economia circular do Grupo Sinosserra, um dos principais players do mercado automotivo gaúcho, gerenciou quase 93 toneladas de resíduos ao longo de 2023. Este é um dos símbolos da estratégia ESG da empresa.


Programa de economia circular do Grupo Sinosserra Foto: Jefferson Bernardes/Divulgação

Desenvolvido nas unidades Sinoscar Novo Hamburgo, Sinoscar Montenegro e na Guaibacar da Av Sertório, em Porto Alegre, o programa garantiu a reciclagem de 66 toneladas de materiais como peças de funilaria, plástico e pneus, além de encaminhar ao tratamento correto outras 24 toneladas de componentes como filtros de ar, óleo, filtro de combustível, embalagens de produtos químicos e resíduos contaminados, entre outros.

Unidade pioneira da iniciativa, somente a Sinoscar Novo Hamburgo reciclou 28,55 toneladas de resíduos e tratou outras 5,88 toneladas.

A maioria dos itens veio das oficinas. Uma pequena parte se refere a dejetos comuns das áreas administrativas das lojas. Apenas 3% do total de quase 93 toneladas de resíduos gerenciados ao longo de 2023 foram destinados a aterro sanitário, tais como rejeitos orgânicos.

A implantação do programa de economia circular ocorre em etapas. Primeiro, há o mapeamento e diagnóstico completos, que incluem a análise de dados e a classificação de todo o universo de resíduos gerados.

O chamado "quarteamento" faz análises de volumetria para estimar a melhor execução do projeto de acordo com cada espaço físico e seus respectivos descartes. Após isso, as unidades passam por melhorias em infraestrutura e adequação das áreas e departamentos.

É neste momento que os novos coletores são dispostos de acordo com as necessidades específicas de cada ambiente, considerando número de pessoas que o utilizam e tipos de materiais ali transitados. Paralelamente a estes movimentos há o treinamento e conscientização das equipes de trabalho.

A iniciativa está em fase de implementação da unidade Sinoscar Canela, que deverá coletar os primeiros resultados a partir de março. Para este ano, o programa deverá ser estendido ainda às unidades da Tramonto Jeep, Guaibacar Canoas e Sinoscar Canoas, somando-se sete lojas no total com o projeto aplicado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas