abc+

NEGÓCIOS

PAQUETÁ: Lojas da marca calçadista são fechadas; saiba onde e qual o motivo

Rede de lojas da marca Paquetá foram adquiridas pelo Grupo Oscar Calçados em 2023

Juliana Dias Nunes
Publicado em: 05/01/2024 às 12h:43 Última atualização: 05/01/2024 às 12h:53
Publicidade

Uma rede varejista de calçados fechou duas unidades de uma marca muito conhecida no Rio Grande do Sul. As lojas que encerraram suas atividades são a Paquetá Esportes, em Gramado, na Rua Coberta, e Paquetá, no Centro de Porto Alegre. Vale lembrar que a rede de lojas não faz mais parte da indústria Paquetá, que tem sede em Sapiranga, mas sim do Grupo Oscar Calçados, de São José dos Campos (SP).

Loja da Paquetá, na Rua Coberta de Gramado, fecha as portas | abc+



Loja da Paquetá, na Rua Coberta de Gramado, fecha as portas

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

Sobre o fechamento das lojas na Serra e na capital dos gaúchos, o Grupo Oscar, por meio de sua assessoria de imprensa, informou que as atividades foram encerradas por falta de acordo com os proprietários dos pontos comerciais.

A empresa paulista afirmou que está em busca de novos locais para a reabertura das unidades e que não há intenção de encerrar atividades de outras lojas no Rio Grande do Sul.

A compra da rede

Em agosto de 2023, a Gaya Empreendimentos e Participações, holding controladora do Grupo Oscar Calçados concluiu a compra da operação de varejo da Paquetá The Shoe Company que incluiu 63 lojas da rede gaúcha nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina – divididas em 29 lojas Paquetá, 28 lojas Gaston e seis lojas Paquetá Esportes.

A varejista paulista arrematou as unidades em um leilão com lance de R$ 90 milhões.

A venda da operação lojista foi um recurso que o Grupo Paquetá utilizou para tentar sair da grave crise financeira. Ainda assim, a indústria de Sapiranga tem feito demissões na unidade fabril do Vale do Sinos e também no Ceará. Em novembro de 2023, mais de 100 pessoas foram desligadas da fábrica de Sapiranga. Na ocasião, o diretor financeiro da empresa, eurico Nunes, disse que se tratava do processo de reestruturação da empresa e negou um possível fechamento da indústria calçadista gaúcha.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade