O Grupo Carrefour vem passando por uma fase de reestruturação. Nos últimos meses, unidades das bandeiras Carrefour, Nacional e TodoDia foram fechadas em todo o País. Na região, cidades como São Leopoldo e Esteio ficaram sem o Carrefour em janeiro deste ano. Em Novo Hamburgo, o TodoDia, do bairro Canudos, também encerrou as atividades. Mas e como fica o Carrefour Novo Hamburgo? Quem utiliza o serviço na cidade está preocupado com o que vê.
Na manhã desta segunda-feira (4), o empreendimento operava com apenas quatro caixas de atendimento e consumidores relatam que a situação vem ocorrendo há semanas. “Outra questão é o ar-condicionado, não funciona. A gente fica na fila enorme e pingando suor. Nem espaço preferencial tem mais”, comenta uma moradora de 57 anos que prefere não se identificar.
De acordo com um funcionário da unidade Carrefour de Novo Hamburgo, não há informações sobre um possível fechamento. “O que a gente sabe é que os funcionários não ficam. Veio pessoal da unidade de São Leopoldo que fechou, mas eles saíram. Por isso, são poucos caixas”, diz.
Outra situação diferente do habitual é que do comércio que ficava no mesmo espaço, como restaurante e praça de alimentação, loja de acessórios para celular e casa de cópias, apenas uma tacabaria e uma lotérica seguem funcionando. O restante mudou de endereço.
O Grupo Carrefour foi procurado pela reportagem, mas ainda não se manifestou sobre a situação da unidade hamburguense.
Compra do Grupo BIG
Em 2021, o grupo francês iniciou o processo de expansão no Brasil com a compra do Grupo BIG. A aquisição foi aprovada no segundo semestre de 2022 por R$ 7,5 bilhões e, no ano passado, as bandeiras do BIG se converteram em Carrefour ou Sam’s Club e as unidades Maxxi Atacado se tornaram Atacadão. As lojas do Big Bom Preço se transforam na bandeira TodoDia. Já o Nacional manteve o nome.
Após a conversão, lojas começaram a ser fechadas ou remodeladas. De acordo com a rede, a mudança faz parte do “processo de revisão do portfólio como forma de otimizar a rede de lojas de seu ecossistema.”
LEIA TAMBÉM