A stemOS, empresa de Novo Hamburgo e pioneira em robótica educacional no País, estará no principal evento do setor no mundo, o FIRST Championship. Organizado pela instituição global FIRST® (For Inspiration and Recognition of Science and Technology), o torneio mundial de robótica reunirá equipes de diversos países, entre a quarta-feira (17) e o sábado (20), em Houston, nos Estados Unidos.
Do Brasil, 13 times participarão da competição, sendo um deles representando o RS. É o time da Under Control, também de de Novo Hamburgo e que representa o do Colégio Marista Pio XII. Para participar do torneio mundial, as equipes terão todo o suporte da stemOS, que oferece soluções e capacitações em robótica educacional.
EMPREGO: Construtora tem 79 vagas abertas na região; confira como se candidatar
No campeonato nos EUA, os estudantes contam com auxílio da empresa na preparação, com os equipamentos e também na obtenção do visto americano.
“O FIRST Championship é o maior evento de robótica educacional do mundo. Ele é um torneio estratégico para a stemOS, pois é onde todos os principais fornecedores de equipamentos estão”, destacam os sócios Filipe Ghesla, Daniel Hanauer e Bruno Nunes Toso.
De acordo com eles, a competição é essencial para explorar inovações, entender as tendências do mercado e conhecer as novidades lançadas para a próxima temporada. “É onde apresentamos o cenário da robótica educacional no Brasil para o mundo, mostrando o crescimento e expressão que nosso país tem neste segmento”, explicam.
A expectativa da stemOS é prospectar novos fornecedores e garantir a continuidade e crescimento da robótica educacional no Brasil para a temporada 2024-2025.
A classificação para o torneio
As equipes brasileiras se classificaram no Festival Sesi de Educação 2024, que aconteceu entre os dias 28 de fevereiro a 02 de março, em Brasília. Na ocasião, quase 2 mil competidores concorreram nas categorias FIRST LEGO League (FLLC), FIRST Tech Challenge (FTC), FIRST Robotic Competition (FRC) e F1 nas Escolas (F1). O evento foi realizado pelo Sesi, com o apoio da stemOS, que é a fornecedora estratégica para a instituição nas categorias voltadas ao ensino médio (FTC e FRC).
LEIA TAMBÉM