NEGÓCIOS
Nova hospedagem na cidade de Feliz tem passeio de trator e cabana temática; veja fotos do espaço
Turismo rural é atrativo no município que tem a maior tirolesa urbana do mundo
Última atualização: 29/04/2024 15:47
A cidade da maior tirolesa urbana do mundo conta com uma nova opção de hospedagem. Feliz, no Vale do Caí, concretizou um sonho da empreendedora Gislayne Pereira de Sousa, conhecida como "anfitriã Gi", que hoje é sócia no espaço voltado para o turismo rural chamado de Vale das Goiabeiras, juntamente com André Sauer, Roseli Zavitzki e César Sauer.
O empreendimento foi inaugurado há 2 meses e conta com três cabanas. Na propriedade, há também serviços de turismo rural como passeio de trator e degustação de produtos coloniais.
"O hospedar e o turismo como um todo englobam o servir, dormir bem e o entreter. Pensando nisso, estamos construindo ainda um estacionamento bem grande e um parquinho para crianças. Temos já o mirante com visão 360 da cidade. Fica no alto da cidade, onde a gente traz a vivência que começa nas casas, com uma caminhada até o mirante. Lá, podem apreciar pôr do sol, nascer do sol ou mesmo ver as estrelas. É uma área privativa que tem cadeiras, mesa, luz elétrica, internet e geladeira onde os hóspedes podem ter acesso à bebidas, tudo com muito conforto", detalha Gi.
Um dos diferenciais desta hospedagem no Vale do Caí é uma cabana temática diferente. Ela permite ao hóspede criar sua própria obra de arte.
DESONERAÇÃO DA FOLHA: Zanin atende governo e suspende prorrogação da medida
"Uma das três cabanas promove a experiência de conexão pessoal. É um momento memorável em que o hóspede vira artista. Deixamos tela de papel onde podem desenvolver, com tinta em aquarela, sua obra de arte. É uma forma de eternizar o momento conosco ou levar a pintura para casa. Quando criei esta casa, o André falou: 'tu tem certeza?.' É uma casa desconstruída, com tinta na parede. Mas, deu certo e hoje é a casa que mais aluga", destaca a anfitriã.
As reservas são feitas pelo site da empresa ou pela plataforma airbrnb. O investimento não foi divulgado. Ainda segundo Gislayne, a ideia é tornar o ambiente mais inclusivo e seguir investindo nas acomodações e serviços.
Relação com complexo de aventura
O Happy Valen, complexo de turismo de aventura que inaugurou oficialmente no último sábado (20) e que conta com a maior tirolesa urbana do mundo em um investimento de mais de R$ 8 milhões, tem trazido novos clientes para a hospedagem rural.
"Já hospedamos várias pessoas que vieram aproveitar o Happy Valen. É um mercado que está começando a ficar aquecido, temos hospedagem corporativa e de turismo", ressalta a anfitriã Gi.
Como tudo começou
A ideia surgiu em 2020, após uma experiência de Gi em uma hospedagem em Porto Alegre, a partir da plataforma digital Airbnb. "Era um airnb temático e vivi uma experiência muito boa hospedada com uma amiga. Falei pra ela: 'o que acha de levar a ideia para Feliz?' Achei que seria fácil, já tinha me hospedado em outros locais. Tentamos primeiro sublocar casas, mas ninguém quis acreditar na ideia", lembra.
Então, as amigas conseguiram arrendar um hotel que fica em Bom Princípio, com 14 quartos.
Tricofest de Nova Petrópolis apresenta novidades; confira atrações do evento gratuito
"Ficamos administrando ele por um ano. Era um espaço que o proprietário tinha fechado por 4 anos. Começamos a trabalhar muito, garimpando empresas para termos clientes corporativos. Aí, ele (o proprietário) quis o negócio de volta. Eu e minha amiga separamos a sociedade. Tínhamos dívidas por conta dos investimentos que fizemos e fiquei trabalhando com carteira assinada para honrar compromissos. Ainda assim, montei um plano de negócio para estudar uma nova hospedagem para prosperar", conta Gislayne.
A parceria com André, sua esposa Roseli e César a ganhar forma no ano passado. "Quando me organizei, fiz uma oração e disse: 'não tenho dinheiro, mas alguém vai investir no meu trabalho.' Neste mesmo dia, a esposa do André me ligou dizendo que ele queria conversar sobre gestão de hospedagem", diz Gi.
A conversa deu resultado e a área da família de André, com as três cabanas que já abrigaram produtores da lavoura, foi reformada e remodelada.
DENGUE: Rio Grande do Sul receberá 126 mil vacinas contra a doença
A decoração
A empreendedora, que é natural de Belém do Pará e vive no município de Feliz desde os 14 anos, decidiu trabalhar a temática rural, algo que já era vivenciado na propriedade que fica na Estrada do Picão 890, próximo à empresa Plastiweber.
"Eles plantam goiaba há mais de 18 anos, são produtores rurais. Pegamos artefatos de antiquário, que já eram de posse da família do André, e usamos na decoração das casas. Também compramos em antiquários da região e fizemos contato com artistas da cidade que produzem arte em pontos turísticos da cidade, como ponte de ferro, parque e até a prefeitura. Trouxemos essa temática de resgatar memórias antigas e ter também coisas da cidade, algo mais cultural", explica Gislayne de Souza.