abc+

EM EXPANSÃO

Nova fábrica de empresa francesa gera mais de 400 empregos na região e produção inicia em 2024; saiba quando

Investimento da multinacional especializada em embalagens de vidro é o maior da história de Campo Bom

Juliana Dias Nunes
Publicado em: 17/01/2024 às 15h:17 Última atualização: 17/01/2024 às 15h:23
Publicidade

A fábrica de Campo Bom da multinacional Verallia, que é especialista em design, produção e reciclagem de embalagens de vidro, está sendo ampliada e a nova operação inicia este ano. No momento, as obras estão na parte final do processo de construção civil. A empresa informou também que todos os equipamentos já foram adquiridos e chegarão ao Brasil ainda no primeiro semestre.

Fábrica da Verallia em Campo Bom está sendo ampliada | abc+



Fábrica da Verallia em Campo Bom está sendo ampliada

Foto: RCHELESFOTO/DIVULGAÇÃO

O investimento da empresa de origem francesa é o maior que o município já recebeu até hoje, estão sendo aplicados 80 milhões de euros (cerca de R$ 428 milhões nos valores atuais). A previsão para o acendimento do forno é maio e para o início da produção de vidro no segundo semestre de 2024.

A perspectiva da empresa é saltar de 600 mil para 1,3 milhão unidades de embalagens de vidro produzidas por dia na unidade gaúcha. E a expansão da Verallia resulta também em empregabilidade. Com todo o investimento na construção do segundo forno, 136 novos empregos efetivos diretos foram gerados e outros 273 indiretos estão atuando nas obras.

Segundo a multinacional, as contratações tiveram início em maio de 2022 e, atualmente, 95% do contingente já foi contratado, sendo 75% homens, 27% mulheres e 7 PCDs (dados de novembro de 2023).

Parceria para desenvolver o município

O município disputou o investimento da Verallia com outros dois localizados em São Paulo e Santa Catarina. Após tratativas junto à holding e ao governo do Estado, a Verallia definiu que o recurso viria para Campo Bom.

Um dos motivos pela escolha, foi o benefício concedido pelo governo do Estado, via Fundopem, que irá compensar os milhões investidos quando a fábrica iniciar a nova fase da operação no município. Além disso, a empresa teve isenção no ISS da construção.

“A obra de ampliação da Verallia é muito importante para Campo Bom. A escolha da empresa por investir aqui mostra que criamos um ambiente favorável ao empreendedorismo, capaz de atrair o maior investimento privado da história da cidade. A previsão é que o novo forno esteja operando plenamente no segundo semestre, gerando mais empregos aos campobonenses e um significativo aumento de receita para o município, considerando que a Verallia já representa a maior arrecadação e deve dobrar a sua produção”, afirma o prefeito de Campo Bom, Luciano Orsi.

Um investimento puxa o outro

Uma das maiores empresas de gases industriais do mundo, a White Martins, terá uma unidade dentro do complexo da Verallia, em Campo Bom. A expectativa é de que a fábrica comece a operar no terceiro trimestre de 2024.  A indústria da White Martins irá garantir a carga de oxigênio necessário ao novo processo produtivo da empresa francesa.

A expectativa é gerar 100 empregos durante o período de obras, além de mais de 40 vagas diretas e indiretas após o início da operação. A White Martins não divulgou o valor do investimento.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade