abc+

INDÚSTRIA 4.0

Metalúrgica da região investe em robotização e quer aumentar participação no mercado internacional; confira

Empresa do Vale dos Sinos está preparada para o aumento da demanda do setor da construção civil; entenda

Juliana Dias Nunes
Publicado em: 14/06/2024 às 10h:50 Última atualização: 14/06/2024 às 13h:48
Publicidade

A indústria 4.0 segue como referência para empresas da região que têm automatizado suas linhas de produção. Em Sapiranga, uma das empresas mais antigas da cidade intensificou, a partir de 2023, o processo de robotização na parte de montagem e colhe frutos dos investimentos. 

Tecnologias foram implementadas para aumentar produtividade  | abc+



Tecnologias foram implementadas para aumentar produtividade

Foto: Divulgação

Segundo o administrador da empresa, Marcelo Neuri Haag, a metalúrgica Loth, que completou 70 anos em maio, passou a contar com a robotização em processos que antes eram feitos manualmente por operadores ou mesmo em prensas semiautomáticas que foram substituídos por uma máquina que usa braços robôs para posicionar e montar as peças.

“Estamos sempre adquirindo novas máquinas e ano passado começamos um processo de robotização de parte da nossa linha de montagem. Tudo ocorre de forma automática, precisa e rápida, aumentando a produtividade, reduzindo erros de montagem e reduzindo custos”, destaca Marcelo Haag.

O foco na indústria 4.0 auxiliará no aumento da demanda previsto especialmente para o segundo semestre. “Acreditamos que o mercado da construção civil (onde atuamos) irá se aquecer devido à necessidade de reconstrução do Estado, mas desde já enfatizamos que não gostaríamos que fosse dessa maneira, claro. Estamos comprometidos a ajudar no que for possível para que o Rio Grande do Sul se reerga e possa superar o pior momento de sua história”, ressalta o administrador.

A empresa atua no mercado nacional e também com exportações. Atualmente, envia seus produtos para países como Uruguai, Paraguai e Bolívia. “E está nos planos ampliarmos nossos mercados na América do Sul. Estamos em fase de estudos, provavelmente faremos isso no próximo ano”, adianta Marcelo.

Além disso, a metalúrgica irá lançar em breve novas linhas de ferragens. “Estaremos lançando novos artigos nas linhas de cantoneiras e dobradiças para porteiras/portas pesadas. Além de investimentos em novas estações de trabalho gráficas e programas de design para o setor de projetos/desenvolvimento”, conta o administrador da Loth.

O parque fabril da metalúrgica de Sapiranga ocupa atualmente uma área de 15 mil metros quadrados e conta com cerca de 80 funcionários. O valor dos investimentos não foi revelado pela empresa.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade