SETOR DO CALÇADO
Mais uma indústria calçadista da região demite funcionários; 130 são desligados
As demissões ocorreram esta semana em duas cidades do Vale do Paranhana
Última atualização: 21/12/2023 19:08
Outra indústria da região demitiu mais de cem colaboradores entre a última terça (19) e esta quarta-feira (20). As demissões ocorreram nas unidades da calçadista RDois Injetados, na sede em Taquara e filial de Igrejinha.
A indústria trabalha na produção de componentes, como solas e palmilhas, para marcas calçadistas da região. De acordo com o Sindicato dos Sapateiros de Taquara, foram 90 demissões na sede e 40 na filial e os detalhes sobre o pagamento de rescisões e outros acordos serão discutidos na próxima sexta (22).
"Ontem (19), tivemos reunião no sindicato com a empresa e advogado deles e nos informaram que as demissões começariam na noite (de ontem). Na sexta (22), vamos conversar com eles de novo e com os ex-funcionários", conta o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria do Calçado, Componentes e do Vestuário de Taquara, Claudiomiro Wazem.
Historicamente, nesta época do ano, muitas empresas do setor desligam colaboradores em função da queda na produção. Geralmente, as contratações reiniciam entre janeiro e março do ano seguinte.
A reportagem do Grupo Sinos fez contato com representante da empresa que informou que um comunicado oficial será enviado até amanhã (21).
Parceria com marca americana
Os desligamentos na calçadista não têm ligação com a novidade apresentada em julho deste ano: a parceria com a marca Reef. A marca criada na Califórnia (EUA) voltou a ser produzida no Brasil, justamente pela Rdois em Taquara, que ficou com a produção de pares de calçados.
Segundo o gestor comercial da empresa, Paulo Schneider, a produção da Reef não foi alterada e o produto está sendo bem aceito no mercado.
Um dos calçados que faz sucesso pela marca californiana e é produzido em Taquara é o mick fanning, chinelo com um abridor de garrafas no solado.
*Atualização: Inicialmente, a reportagem informou que foram 140 funcionários demitidos. No entanto, foram 130. A matéria foi atualizada às 19h06 desta quinta-feira (21).