O grupo Vulcabras produziu mais de 20 milhões de pares de calçados esportivos das marcas Mizuno, Olympikus e Under Armour no ano passado e parte desta história será contada durante o primeiro dia de Inspiramais, que ocorre na Casa Petra, em São Paulo (SP), na terça (30) e na quarta-feira (31).
LEIA MAIS SOBRE O SALÃO: INSPIRAMAIS: Confira as apostas de moda das empresas da região que atendem a indústria calçadista
FIQUE DE OLHO: INSPIRAMAIS: Veja em imagens as tendências de moda para o inverno 2025
A palestra do CEO do grupo, Pedro Bartelle, abre a programação de conteúdo do salão que lança materiais inovadores e sustentáveis para as indústrias de calçados, confecções, móveis e bijuterias. A atividade inicia às 11 horas e terá como foco “lições de turnaround”, de como o grupo criado em 1952 se tornou o maior produtor de calçados esportivos do País e um dos maiores do mundo a partir da gestão de marcas esportivas de renome internacional.
Com faturamento bruto de R$ 3,2 bilhões no ano passado, um crescimento de 11,5% sobre 2022, a Vulcabras vem em crescimento, em especial no canal de e-commerce, que apesar de representar uma fatia de cerca de 10% do negócio cresceu mais de 104% ao longo de 2023. O Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa fica localizado em Parobé.
Nomes que inspiram o setor
A superintendente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Silvana Dilly, destaca que a ida de um dos mais importantes executivos brasileiros do setor para o Inspiramais demonstra a relevância assumida pelo salão, que além de fomentar negócios na cadeia produtiva da indústria da moda, traz grandes nomes nacionais para o evento com o objetivo de “inspirar” o setor.
“Na edição de São Paulo, além de uma grade de conteúdo que abrange assuntos que vão de negócios à moda e sustentabilidade, com muitos cases relevantes nas suas respectivas áreas, teremos a realização do Projeto Comprador e do Projeto Imagem, com compradores e jornalistas internacionais de alguns dos principais mercados para o setor de componentes, couros e químicos no Brasil”, adianta.
Os projetos, realizados por meio do Brazilian Materials, programa realizado pela Assintecal em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), trazem para o evento 15 importadores da Argentina, Bolívia, Chile, Equador, Índia, México e Peru, além de cinco grupos de comunicação da Argentina, Colômbia e México.
Duas edições
VEJA AINDA: INSPIRAMAIS: “A moda é resistente e a indústria também!”; evento é marcado por recomeços após enchentes
As enchentes que atingiram o RS em maio impactaram no formato do evento. Ele ocorreria apenas em Porto Alegre, na Fiergs, mas precisou de um novo local e a alternativa encontrada foi realizar duas edições. A primeira foi em Taquara, realizada nos dias 23 e 24 de julho, em um formato mais regional.
Nesta semana, na terça (30) e na quarta (31) ocorre a edição com amplitude nacional, realizada em São Paulo (SP).
O evento é realizado pela Assintecal em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel).
LEIA TAMBÉM