O Inspiramais revela as tendências em componentes que têm como foco a sustentabilidade. O salão de design de materiais envolve os segmentos de calçados, confecções, móveis e bijuterias, e conta com a presença de muitas empresas da região. O evento iniciou na última terça-feira (23) e segue nesta quarta (24) até as 18 horas no Centro de Eventos da Fiergs, na capital dos gaúchos.
Entre os curtumes participantes da 29ª edição do salão está o Brasleather, que possui filial em Estância Velha. O estilista da coleção é o hamburguense Claudemir Antônio Lorenzi, que atua no ramo há mais de 40 anos.
Lorenzi explica que embora grande parte da produção seja em escala industrial, com mais de 4 mil couros por dia, o trabalho manual continua tendo um espaço especial em seu trabalho. O couro pintado à mão é uma de suas especialidades.
“Eu desenvolvo um couro diferenciado no Sul. E uma das abas é a sustentabilidade a partir do couro gruponado cujo o resíduo gerado é proteína, temos também esta responsabilidade social. Também trabalho muito forte na linha de vegetalizados”, explica o estilista, que tem seu trabalho reconhecido em diversos países.
Já a Primus Têxtil, também de Estância Velha, tem o jeans como sua principal referência. “Trabalhamos com jeans e lonas e fazemos diferentes acabamentos nos tecidos como brilho, relevos, lavagens. O principal segmento que atendemos é o calçadista”, comenta a gerente de vendas Dayane Almeida Beuron.
Sobre a edição de janeiro do Inspiramais, a representante da indústria têxtil de Estância Velha ficou bastante animada com o que viu e com as visitas no estande da empresa. “A edição está muito boa. Tivemos muito movimento e as visitas são qualificadas. As pessoas buscam os novos produtos e tendências. O salão dita moda. Fazemos negócios durante o Inspiramais e contatos que geram negócios depois”, explica Dayane.
QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!
O salão é promoção da Assintecal em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel). A realização é do programa Brazilian Materials e o patrocínio do Sebrae Nacional.
LEIA TAMBÉM