INDÚSTRIA CALÇADISTA
INSPIRAMAIS: Grupos internacionais buscam soluções sustentáveis e inovadoras; veja detalhes do evento
Salão de design de materiais ocorre nos dias 21 e 22 de janeiro em Porto Alegre; saiba como participar
Última atualização: 08/01/2025 10:47
O centro de eventos da Fiergs, em Porto Alegre, vai receber mais uma edição do Inspiramais. O salão de materiais realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel), ocorre nos dias 21 e 22 de janeiro.
LEIA TAMBÉM: FIMEC: Feira terá novidades em 2025; veja quais calçados e bolsas serão produzidos na Fábrica Conceito
É o maior salão de lançamentos de materiais inovadores e sustentáveis para as indústrias de calçados, confecções, tapeçaria, móveis e bijuterias da América Latina e conta com a presença de compradores nacionais e internacionais.
A internacionalização, aliás, é destaque no evento da indústria calçadista de componentes. A Assintecal, por meio do Brazilian Materials, programa de apoio às exportações do setor mantido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), trará 23 grupos internacionais para realizarem negócios durante o evento na capital.
Além do projeto, na edição 31 do salão é esperada uma delegação de 11 empresários peruanos para conhecer - e comprar - os componentes fabricados no Brasil. O gestor de Mercado Internacional da Assintecal, Luiz Ribas Júnior, conta que os grupos foram selecionados para participar do Projeto Comprador pelo potencial de negócios.
"No total, essas empresas produzem, juntas, mais de 5,3 milhões de pares todos os meses. São grupos que vêm ao Brasil buscando soluções sustentáveis e inovadoras em adesivos, laminados sintéticos, enfeites, compostos de PVC, atacadores, zíperes, elásticos, entre outros materiais para abastecerem suas fábricas."
VEJA AINDA: Fábrica modelo da Luz da Lua gera 400 empregos e deve atrair novos investidores para Estância Velha
Segundo Ribas, o Brasil é, hoje, uma referência na produção sustentável de componentes, unindo ainda qualidade e preço competitivo. Nesta edição, participam do Projeto Comprador grupos da Argentina, Colômbia, Equador, Guatemala, México e Paraguai.
A expectativa do Projeto é bater o número de negócios realizados na edição passada do salão, em julho, quando foram gerados mais de US$ 6 milhões entre vendas efetuadas in loco e alinhavadas.
O salão de materiais terá cerca de 150 expositores e são esperados mais de 7 mil compradores e profissionais de moda do Brasil e do exterior. Além da apresentação das tendências e negócios entre fornecedores e compradores, o salão conta com diversas palestras. As inscrições para visitação estão abertas no site www.inspiramais.com.br.