NEGÓCIOS E SUSTENTABILIDADE

INSPIRAMAIS: Empresas da região apresentam materiais que fazem a diferença na indústria; confira os lançamentos

Salão de design de materiais começou nesta terça e segue até a quarta-feira na Fiergs, em Porto Alegre

Publicado em: 23/01/2024 16:58
Última atualização: 23/01/2024 17:54

Os materiais que estarão nas coleções do próximo verão em calçados, confecções, móveis e bijuterias estão reunidos nos pavilhões da Fiergs, em Porto Alegre. O Inspiramais iniciou nesta terça-feira (23) e segue até a quarta (24), com soluções inovadoras e sustentáveis para a indústria. E o primeiro dia de evento já registra movimento intenso.


Edição de janeiro do Inspiramais Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

Os estandes dos 150 expositores receberam muitos visitantes e já estão fechando negócios. As empresas da região marcam presença. Como a RR Componentes, indústria de Três Coroas que é também patrocinadora desta edição do salão de design. A empresa do Vale do Paranhana está lançando a linha Flora Collection.

"Em todos os desfiles em Milão, Paris, Nova York, as flores foram o destaque com aplicações em vestuário, acessórios, calçados, isso chamou a nossa atenção. Fizemos então uma releitura para a indústria brasileira que é única", conta a estilista da RR Componentes Luciane Knorst, que adianta uma outra novidade. "A Disney lança este ano o novo filme da branca de neve que aponta o vermelho como a tendência de moda. Trazemos isso já na nossa coleção, além de outras cores vibrantes", conta.


Robson apresenta a coleção Flora da RR Componentes Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

O diretor Robson Nascimento ressalta a importância do ESG para a empresa. "Temos o selo diamante no programa Origem Sustentável. Toda a sobra da nossa matéria-prima não vai para aterro. Nosso maior foco é desenvolver a manta já na peça para não desperdiçar, mas o que sobra é incinerado junto com materiais para a fabricação de cimento, não se perde nada. Como é vidro e areia se torna um combustível muito bom que mantém os fornos em alta temperatura", explica Nascimento.


Pesquisadora Vera no primeiro dia do salão de design de materiais Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

E é justamente o problema dos excedentes da indústria de materiais a fonte de estudo da pesquisadora do Senai de Blumenau (SC) Vera Santos. "Eu trabalho com pesquisa e inovação e pretendo levar do Inspiramais coisas diferentes para a nossa indústria e incentivar os editais de inovação. Me interesso por tecidos diferenciados e sustentáveis. Uma das inspirações que vi é a transformação de resíduos têxteis em móveis, já que o resíduo da indústria é o grande problema que temos hoje", diz.

A Cofrag de Sapiranga também tem no Inspiramais sua vitrine de lançamentos com foco na sustentabilidade. "Há uns 4 anos saímos do poliéster convencional e lançamos o reciclado, que foi muito bem aceito. Resolvemos inovar mais uma vez, fomos entender o mercado e buscamos o poliéster com funcionalidade biodegradável. O convencional leva 100 anos para se decompor e o biodegradável se decompõe em cinco anos", explica o engenheiro têxtil da empresa Igor Alves.


Inspiramais janeiro de 2024 Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

E o grupo de Sapiranga , mais uma vez, fez uma ampla pesquisa de tendências para sua coleção Kairós. A gerente de desenvolvimento Rafaely Bernardineli explica que são quatro temáticas. A primeira é o "cronológico" com uma coleção mais orgânica com muito material feito à mão, estilo mais rústico, mas com alta tecnologia. As cores são mais neutras e entre elas está a pontual de 2024: pêssego. 

O tema dois é o "psicológico" com texturas sendo mais importantes que a cor. São materiais com nuances mais claras e material com mais brilhos. o tom de prata é muito forte nesta coleção. O terceiro tema é o "histórico" que traz o misticismo, as crenças. O dourado é a cor principal.

E o último tema é o "clima", que faz parte do dia a dia. Conta com materiais impermeáveis, com maior respirabilidades, mais benefícios e conforto. "Todos os temas, claro, tendo a sustentabilidade como o foco principal", lembra Rafaely.


Rose e Marluci com as palmilhas da Jomo, de Novo Hamburgo Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

Novo Hamburgo também tem representantes no Inspiramais. A Jomo leva para o evento materiais promocionais, para estojos, porta joais e outros, e os componentes para calçado como as palmilhas. "Temos materiais com o EcoPet feito com 50% pós-consumo e garrafa PET reciclável pós-consumo e o EcoGrey com 70% de resíduo pós-industrial. Além disso, temos cabedal com fios de algodão natural que dispensa o processo de costura, é produção limpa", detalha a gerente de vendas Rose Souza.

A gerente de marketing da Jomo, Marluci Bragé destaca que a a indústria possui selo ouro no Origem Sustentável. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas