NEGÓCIOS E SUSTENTABILIDADE

INSPIRAMAIS: Confira as apostas de moda das empresas da região que atendem a indústria calçadista

Novidades são apresentadas no Inspiramais que iniciou nesta terça (23) e segue até a quarta-feira em Taquara

Publicado em: 23/07/2024 18:35
Última atualização: 23/07/2024 19:49

O AbcMais acompanha a edição de inverno do Salão de Design, Inovação e Sustentabilidade de Materiais que, desta vez, ocorre em Taquara, no Vale do Paranhana. O Inspiramais reúne as novidades para o inverno do próximo ano em setores como calçados, confecções, móveis e bijuterias.

LEIA TAMBÉM: INSPIRAMAIS: Veja em imagens as tendências de moda para o inverno 2025


Maicon Matos Foto: Juliana Nunes/GES-/Especial

"Vim ver o que tem de material novo para as coleções de inverno do próximo ano. O evento também traz a questão da sustentabilidade, vemos que o fornecimento está engajado e consequentemente a produção também", comenta Maicon Matos, que mora em Parobé e é estilista da Mariotta Calçados, empresa com sede em Jaú (SP).

A região está fortemente representada no evento e entre os segmentos está o setor de couros. A OCM apresenta em seu estande estampas tradicionais e também novos modelos em tie-dye, metalizados e a estampa de vaca que conforme o comercial da empresa Rafael Lampert está em alta.


Rafael e os couros da OCM Foto: Juliana Nunes/GES-/Especial

"A expectativa é como em outras feiras Inspiramais. É o local em que recebemos clientes ativos e fazemos novos contatos. É uma feira para apresentar o desenvolvimento do próximo inverno que é justamente o forte do nosso material", completa Lampert.

A empresa com sede em Novo Hamburgo, também é responsável pela marca de tapetes Best Brasil com exportação para mais de 20 países. A OCM é certificada com o selo ouro Leather Working Group (LWG). "Demorou um ano para a homologação acontecer, é todo um processo. Entre as ações está a rastreabilidade dos animais", explicao comercial da empresa que fica em Lomba Grande.

FIQUE DE OLHO: BOULEVARD GERMÂNIA: Bairro-cidade de R$ 6 bilhões em Novo Hamburgo


Dijalmo e Luis Foto: Juliana Nunes/GES-/Especial

Os bordados também chamam a atenção dos visitantes do Inspiramais. No espaço da Pégasus, com sede em Igrejinha, passaram neste primeiro dia de evento clientes do Rio Grande do Sul e também de outros estados como Santa Catarina Minas Gerais e São Paulo. "Atendemos um cliente mais conservador. Nossa principal atuação é no calçado, mas atendemos também os setores moveleiro, confecção e decoração. Estamos bem otimistas com a feira e estaremos também na edição de São Paulo", conta Dijalmo Araújo, diretor da empresa, que recebe os visitantes ao lado do diretor Luiz Feyh.


Wiva Bordados aposta no cabedal pronto Foto: Juliana Nunes/GES-/Especial

A Wiva Bordados, de Ivoti, trouxe para o Inspiramais em Taquara os cabedais prontos. "O cabedal pronto enfeita e otimiza o trabalho do cliente ao eliminar a costura do produto. A expectativa para esta edição é muito boa, sempre fazemos muitos contatos no Inspiramais", ressalta o diretor da empresa Julio Wittmann que atendeu os clientes juntamente com o diretor Clovis Vargas, que também fala sobre os números da empresa.

"Crescemos quase 15% no ano passado e já estamos com 14,5% este ano. Também exportamos para países como Argentina e Espanha."

O evento de negócios e moda é realizado pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) em parceria com em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel).

ACOMPANHE: INSPIRAMAIS: Perdeu as lives? Confira todos os entrevistados do primeiro dia de mostra

Evento foi remodelado

O Inspiramais aconteceria na Fiergs, em Porto Alegre. Mas, com as cheias de maio, o evento precisou ser remodelado. Além da edição em Taquara haverá também uma em São Paulo (SP) nos dias 30 e 31 de julho.

"Em maio a gente não tinha para onde ir, não era só a questão do aeroporto, mas a Fiergs também estava interditada. Ela teve seu primeiro evento há poucos dias. Conseguimos transformar o Inspiramais em dois eventos e dentro de uma data viável, é um evento de moda e tem que acontecer em julho ou na primeira quinzena de agosto. Outro ponto muito importante é que atendemos empresas expositoras, vimos toda a ansiedade para que houvesse um evento no RS e temos um polo muito importante aqui (regiões Paranhana e Sinos) e também contemplamos o polo produtivo de São Paulo", detalha a superintendente da Assintecal, Silvana Dilly.


Gostou desta matéria? Compartilhe!
CategoriasEconomiaTaquara
Matérias Relacionadas