abc+

NEGÓCIOS

Inspiramais começa nesta terça em Porto Alegre reunindo materiais inovadores e sustentáveis

Salão de design de materiais é promovido pela Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal)

Juliana Dias Nunes
Publicado em: 23/01/2024 às 06h:20 Última atualização: 23/01/2024 às 00h:15
Publicidade

Mais de mil materiais inovadores e sustentáveis para as indústrias de calçados, confecções, móveis e bijuterias estarão no Inspiramais. O salão de design de componentes inicia nesta terça-feira (23) e segue até a quarta-feira (24), na Fiergs, em Porto Alegre, a partir das 10 horas.

COUROMODA: Tradicional feira calçadista projeta duas edições em 2025; entenda

Inspiramais apresenta tendências e inovações em materiais | abc+



Inspiramais apresenta tendências e inovações em materiais

Foto: Juliana Nunes/GES-Especial

A feira conta com 150 expositores de diferentes materiais como tecidos, couro e pedrarias e receberá visitantes de todo o Brasil e internacionais, principalmente da América Latina.

O foco é a sustentabilidade. A superintendente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Silvana Dilly, lembra que o evento nasceu dentro do conceito ESG.

“As empresas que fazem parte do salão entenderam essa demanda e apoiaram a criação de um evento que otimizasse custos e ao mesmo tempo instigasse a criação de uma cultura de sustentabilidade em toda a cadeia produtiva do nosso setor, sempre trazendo conteúdos relevantes e que unem moda e responsabilidades social e ambiental.”

Entre as iniciativas sustentáveis, está a padronização de estandes. “Os estandes padronizados acabam por gerar menos resíduos, pois são reutilizados nas edições seguintes e as empresas não precisam investir em cenografia e materiais gráficos, economizando também investimentos”, diz Silvana.

Palestras na Arena de Inovação

Além de negócios, o Inspiramais conta com palestras na Arena de Inovação. No total, serão 13 palestras, com destaque para a sustentabilidade e inovação em projetos como o de Sioduhi Piratapuya (Sioduhi Studio), indígena que desenvolveu corante à base de mandioca para a indústria da moda.

A participação do Sebrae está prevista na apresentação do Hub Conexão Criativa. Na oportunidade, o Sebrae fará uma exposição sobre pequenos negócios e sustentabilidade no Brasil.

O salão é promoção da Assintecal em parceria com o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) e Associação Brasileira das Indústrias de Mobiliário (Abimóvel). A realização é do programa Brazilian Materials e o patrocínio do Sebrae Nacional.

Reaproveitamento de excedentes

Esta edição tem uma novidade. Os presentes distribuídos no lançamento da nova logomarca do programa de internacionalização da Assintecal, a Brazilian Materials, realizado em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), serão produzidos com materiais reaproveitados.

Porta-passaportes, porta-cartões e bolsinhas de mão foram produzidos e ressignificados pelo ateliê re.si, que transforma excedentes da indústria calçadista em novos objetos. Segundo Silvana, a empresa utilizou materiais apresentados na edição passada, em julho, para produzir as peças.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade